O Prêmio Literário AMEI, na categoria de poesia será orientado pelo seguinte CRONOGRAMA:

Inscrição: 15/04/2019 a 30/08/2019

Avaliação das poesias:

Reunião Final da Comissão Julgadora: 

Divulgação dos resultados:

Cerimônia de Premiação:

Assinatura dos Contratos:

Produção da coletânea:

Evento de lançamento:

II – DA PARTICIPAÇÃO

DAS PARTICIPAÇÕES
2.1.   Poderá concorrer qualquer pessoa, independente de nacionalidade e local onde more, com obras inéditas, em Língua Portuguesa ou Espanhola, desde que observem as exigências de cada categoria;
2.2.   A publicação em blogs pessoais e redes sociais não invalida o ineditismo;
2.3.   Fica vetada a participação de membros das Comissões Organizadora e Julgadora.

 

Os poemas devem ter até 25 versos (linhas efetivamente escritas) e os contos, até 2.000 (dois mil) caracteres, com espaço.

  autores e profissionais do livro (capista, diagramador, revisor e ilustrador), e tenham publicado as obras literárias em analise no período de 01 de janeiro de 2019 à 20 de dezembro de 2019.

Cada participante poderá inscrever mais de uma obra de sua autoria, desde que publicada em formato físico ou digital. Entende-se por publicação o processo de edição de uma obra literária com o respectivo registro ISBN (exceto para a premiação wattpad). A obra em formato digital estará restrita a premiação e-book.

Na categoria Melhor Antologia serão aceitas apenas inscrições feitas pelos organizadores e não por autores participante.

Cada concorrente poderá inscrever somente uma obra em cada categoria (infantil ou juvenil), ou seja, será permitida a inscrição de apenas dois originais por participante, em categorias distintas.

As obras com coautoria darão direito a um troféu e não poderão concorrer as  ategorias 15 – Autor, Revelação e 19 – Melhor Autor Nacional.
Não será aceita obra póstuma.

A comissão julgadora é composta por membros especialistas em Literatura e
críticos literários.
2.Os nomes dos jurados serão mantidos em sigilo até a divulgação do resultado.
3.A escolha das obras premiadas se dará pelo mérito literário.
4.A deliberação do júri é definitiva.

*Sem inscrição, decidido pelo comitê.

 

O prêmio é simbólico: um troféu que será entregue numa cerimônia de premiação. Os vencedores e finalistas serão divulgados pela AMEI nas redes sociais e no site oficial da associação.

 

(*) menores deverão ser assistidos pelos responsáveis

A assinatura do Contrato será realizada na sede da editora, em São Paulo.

cerimônia de premiação 

3. Cada participante deverá apresentar um único conto, escrito em Língua Portuguesa, absolutamente inédito.

3.1 – Entende-se por inédito o texto não divulgado no todo ou em parte por quaisquer meios de comunicação impressos ou virtuais, tais como livros, jornais, blogs, sites literários, etc., inclusive redes sociais da internet.

DA INSCRIÇÃO

4. A inscrição, contendo dois anexos, deverá ser feita exclusivamente pelo endereço eletrônico asescidadepoesiaconto@gmail.com. No campo assunto deverá constar: IV Prêmio Literário Cidade Poesia;

4.1 – Anexo 1 – O conto, sem identificação do autor, contendo no máximo 1 (uma) lauda, deverá ser digitado em Word (doc ou docx) fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento entre linhas de 1,5, margens de 2,5cm, contendo, no máximo, 2.800 caracteres (com espaços). O número de caracteres poderá ser conferido clicando-se no item “palavras”, no canto inferior esquerdo da tela do computador. Não há necessidade da utilização de pseudônimo.

4.2 – Anexo 2 – Ficha de inscrição – contendo os dados pessoais do participante, a saber:

a) Título do conto;
b) Nome do autor;
c) Número do RG e do CPF;
d) Endereço completo (rua, cidade, estado, país, CEP (imprescindível), telefone e e-mail para contato;
e) Currículo literário do participante (no máximo 10 linhas – as demais serão desconsideradas, em caso de publicação);

5. Os escritores nascidos ou residentes em Bragança Paulista deverão fazer constar na linha assunto do e-mail a expressão: ESCRITOR BRAGANTINO, no caso de desejarem concorrer nessa categoria;

6. O trabalho deverá ser enviado exclusivamente pela internet, para o e-mail:asescidadepoesiaconto@gmail.com

REGULAMENTO

Do tema

Art. 1º – A Associação Maranhense de Escritores Independentes – AMEI, por meio deste regulamento abre inscrições para o Prêmio Literário AMEI na categoria de Poesia (antigo Prêmio AMEI - Gonçalves Dias).

§ 1º – O tema é livre e serão aceitas todas as modalidades poéticas.

 

Das inscrições

Art. 2º – Poderá concorrer e participar do Prêmio Literário AMEI na categoria Poesia, qualquer autor, sem restrição de idade* que seja de naturalidade maranhense (residente ou não no Maranhão) ou que, independentemente de sua naturalidade, resida no Maranhão.

§ 1º – Fica vetada a participação de membros das Comissões Organizadora e Julgadora. 

Art. 3º – As inscrições podem ser feitas de dia 7 de janeiro de 2020 (Dia do leitor) até dia 5 de maio de 2020 (Dia Mundial da Língua Portuguesa).

Art. 4º – Cada participante pode inscrever-se com um (um) poema de sua autoria. O poema deve ser escrito em língua portuguesa, da autoria inédito, ou seja, poema que ainda não tenha sido publicado em livro, nem participado de outro concurso ou de edições anteriores deste concurso. A publicação em blogs pessoais e redes sociais não invalida o ineditismo.

§ 1º – Para se inscrever os participantes devem enviar um e-mail para amei.poesia@gmail.com identificando no corpo do e-mail o nome completo, endereço residencial completo, CPF, telefone, e-mail. O poema deve ser apresentado com seu respectivo título em um documento word separado (com tipologia Time New Romans, no tamanho 12) anexado ao e-mail enviado. IMPORTANTE: Os documentos em word com os poemas não podem conter identificação do autor, caso contrário serão desclassificados. Uma vez enviados, os textos não poderão sofrer erratas ou substituição.

§ 2º –  Cada poema não poderá exceder o limite de 120 versos ou linhas;

ATENÇÃO: as poesias devem ser enviadas já revisadas. 

§ 3º – Apenas poderá ser classificado um poema de cada participante.

§ 4º - Serão sumariamente eliminados os textos que desrespeitem aos direitos humanos e contenham discriminação e preconceitos étnicos, sexuais, religiosos ou político-partidários, injúrias e racismo.

§ 5º - Caso envie a poesia em qualquer outro formato ou especificação este será, sem aviso prévio, automaticamente desclassificada;

§ 6º – As inscrições são gratuitas e nenhum valor será cobrado dos candidatos para participarem no concurso do Prêmio Literário AMEI, segmento poesia.

§ 7º – Ao se inscreverem, todos os candidatos aceitarão automaticamente todas as cláusulas e condições estabelecidas no presente regulamento.

Para assegurar-se de sua inscrição no concurso, você receberá, no prazo de 48h, a confirmação por e-mail de sua poesia foi recebida e está conforme ao regulamento.A inscrição será confirmada por e-mail enviado ao endereço cadastrado.

No trabalho, deverá constar apenas o título e a categoria em que o trabalho deve ser considerado. Após a inscrição, a equipe da Coordenação do Livro e Literatura os identificará pelo número de inscrição. Não serão aceitos trabalhos que identifiquem nome e/ou pseudônimo do autor.

A lista dos trabalhos inscritos (número de inscrição, título e categoria) será publicada no Diário Oficial de Porto Alegre.

Após o processo de avaliação, os contos não selecionados, serão deletados e seus direitos autorais continuarão pertencendo aos autores sem qualquer restrição ou vínculo com a entidade organizadora do presente concurso.

Da seleção para a final

Art. 5º  Os autores dos 40 melhores textos serão convidados a se fazerem presentes no evento de premiação que ocorrerá no Espaço Cultural da Livraria AMEI. De entre os 40 autores presentes, os 5 melhores textos serão divulgados e apresentados ao público, declamados pelos seus autores ou, caso prefiram, por um artista declamador, no dia 10 de agosto, na Livraria e Espaço Cultural AMEI no São Luís Shopping das 16h30 até às 18h30.

Da comissão julgadora

Art. 6º – A Comissão Julgadora, será composta por 03 (três) escritores de reconhecido idoneidade, prestígio assim como nível intelectual e acadêmico, sendo sua decisão soberana e irrecorrível. O número de integrantes dessa comissão, no entanto, poderá variar, dependendo do número de obras inscritas no evento. 

Cada uma das seguintes instituições designará um ou mais dos membros: Academia Maranhense de Letras AML, Academia Ludovicense de Letras ALL, Academia Militar de Letras AMCLAM, Associação Maranhense de Escritores Independentes AMEI.

Não podem fazer parte do júri quaisquer sujeitos com intervenção direta ou indireta nas obras a concurso;
4.4. O júri disporá de sessenta dias para deliberar, reunindo, nesse período
de tempo, sempre que achar conveniente;
4.5. As deliberações do júri serão sempre tomadas por maioria, excluindo-se a posição de abstenção;
4.6. O Presidente do júri conduzirá os trabalhos e terá voto de qualidade em caso de empate nas deliberações;
4.7. É excluída a possibilidade de atribuição do Prémio em ex-aequo, uma vez
que o mesmo é indivisível;
4.8. O júri pode atribuir “Menções Honrosas”, se considerar por unanimidade
que o valor dos trabalhos assim o justifica, mas sem que haja
correspondência pecuniária;
4.9. O júri poderá deliberar, por maioria de votos, a não atribuição do Prémio,
por falta de qualidade das obras concorrentes, devendo, nesta
circunstância, fundamentar a sua decisão;
4
4.10. A deliberação do júri será devidamente fundamentada, devendo ser
lavrada uma ata final com a proposta de atribuição do Prémio para
homologação pelo Executivo Municipal, contemplando, em anexo, as
declarações de voto que sejam apresentadas pelos respetivos membros;
4.11. Das deliberações do júri não cabe recurso;
4.12. Em todos os casos omissos e sobre quaisquer dúvidas de interpretação
das presentes normas, tem competência para dirimir o júri;
4.13. O autor do texto premiado será notificado da deliberação do júri,
previamente à cerimónia de entrega do Prémio, através de carta
registada com aviso de receção.

Parágrafo único – A Comissão Julgadora terá autonomia no julgamento, que será regido pelos princípios da originalidade e linguagem poética, riqueza de significação, ritmo, sonoridade e propriedade imagética, correção gramatical e domínio de linguagem.

3.2.2 A Comissão Julgadora atribuirá a cada trabalho uma pontuação em escala de “1” a “5” para cada critério supracitado, sendo que a nota mínima, “1”, deverá ser atribuída ao critério que menos se adequar aos objetivos deste concurso e a nota máxima, “5”, àquele que melhor se adequar ao mesmo. Serão selecionados os trabalhos que atingirem os maiores valores no somatório de pontos. Caso nenhum trabalho atinja patamar suficiente de qualidade em determinada categoria, o júri poderá decidir pela premiação de um menor número de trabalhos ou mesmo de nenhum.

3.2.3 As pontuações não serão divulgadas. A decisão do Júri é soberana e alicerçada pelos critérios que balizam a sua escolha.

A Comissão Julgadora poderá conceder Menção Honrosa para um ou mais trabalhos, se assim julgar necessário;

Do resultado

Art. 7º – Os autores dos 40 melhores textos serão informados de sua seleção no dia 5 de agosto por e-mail. O resultado final do Concurso será divulgado publicamente no dia 10 de agosto no evento que será realizado na Livraria e Espaço Cultural AMEI no São Luís Shopping das 16h00 às 18h00. A lista com o nome dos 40 finalistas será colocada na página do concurso no site no dia 10 de agosto a partir das 19h.

 Poderá ainda ser concedida premiação complementar, conforme possibilidades do concurso e deliberação da Comissão Organizadora;

Da premiação

Art. 8º -

  • O vencedor do concurso receberá um cheque no valor de R$ 1.000,00;

  • O segundo classificado receberá um cheque no valor de R$ 500,00;

  • Os cheques do valor dos dois primeiros prêmios serão entregues pelo Deputado Estadual Adriano Sarney proponente da Lei 10545/2016 que estipulou a comemoração do Dia Estadual da Poesia.

  • Todos os quarenta selecionados para a final, desde que rubriquem a respectiva autorização de cessão de direito autorais para edição, terão seus textos editados pela AMEI numa coletânea custeada pela AMEI com direito a lançamento no dia 31 de outubro das 18h às 22h, Dia Nacional da Poesia, num evento que ocorrerá no Espaço Cultural da Livraria AMEI onde, para além de poderem convidar familiares e amigos a adquirirem a obra e receberem seus autógrafo, cada autor, receberá das mãos do Presidente da AMEI um exemplar da coletânea contendo sua poesia e receberá ainda, com 30% de desconto, os exemplares que tenha solicitado adquirir para si (devendo confirmar sua solicitação com indicação de quantidade desejada até, ao mais tardar, dia 10 de setembro pelo e-mail amei.poesia@gmail.com). 

Os autores que não estejam presentes (ou tenham se feito representar) no momento da leitura dos resultados, serão desclassificados.

A organização não entrará em contato com os demais participantes e não fará quaisquer
comentários sobre os projetos não escolhidos.
Os demais candidatos selecionados serão classificados em lista que não será divulgada e
permanecerão como suplentes caso o autor do projeto premiado não quiser/puder firmar o
Contrato, por qualquer motivo.
Não havendo projeto que atenda completamente as expectativas da Comissão de Seleção,
não haverá premiação.

Das disposições gerais

 

A legalidade da obra literária é de total responsabilidade do candidato. Dessa forma, o participante responderá por qualquer processo judicial movido contra a instituição organizadora que acuse desacordo com a Lei dos Direitos Autorais.

A inscrição implica automaticamente a aceitação das condições deste regulamento, bem como a autorização para a publicação das obras inscritas em quaisquer suportes que a Comissão Organizadora julgar conveniente. Portanto, o(a) autor(a) assume total responsabilidade pela autoria, podendo responder por plágio, cópia indevida e demais crimes previstos em lei;
7.3.   Os premiados concordam e permitem a divulgação de seus nome e imagem para a divulgação do concurso, sem qualquer ônus para os realizadores;
7.4.   A premiação citada no item 6.3 inclui o pagamento de direitos autorais para o caso de publicação, em forma de livro, dos textos literários finalistas deste concurso;

pelo presente termo, autorizo a J A A VIEGAS EDITORA ME - CNPJ: 17.457.884/0001-00, a publicar numa coletânea de poesias organizada pela AMEI - Associação Maranhense de Escritores Independentes, o poema de minha autoria (que participou do concurso literário acima referido) intitulado:
___________________________________________________________________________, cedendo-lhe, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos autorais patrimoniais dela decorrentes.

Declaro que a obra cedida é de minha autoria, não havendo direitos autorais de terceiros, e que assumo, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.

Autorizo, ainda, a publicação em quaisquer meios e suportes existentes, inclusive no site do evento, na Internet, e em CD-Rom, bem como a reprodução em outras publicações do evento, a comunicação ao público, a edição, a reedição ou a adaptação e a distribuição.

Estou ciente da responsabilidade única e exclusiva a minha pessoa, para todos os fins de direito perante as leis vigentes, incluindo a veracidade do autorizado.
 

 

Da concordância ao regulamento


O participante, ao se inscrever, manifesta plena concordância com o presente regulamento, cujo descumprimento enseja a desclassificação.

Das disposições finais

Art. 9º – Os casos omissos serão decididos pela Diretoria Executiva da AMEI / Organizadora do Concurso, não cabendo qualquer recurso.

Art. 10º – Do julgamento apresentado pela Comissão Julgadora, quanto a qualidade dos poemas selecionados e do poema vencedor não caberá qualquer recurso. Não cabendo aos participantes recorrer da decisão, tampouco solicitar qualquer esclarecimento acerca do processo de avaliação e seleção.

A inobservância de qualquer uma das normas do presente regulamento implicará na desclassificação sumária do concorrente, mesmo após a proclamação dos resultados.

6 Considerações Finais
6.1 Ao realizar a inscrição o(a) autor(a) necessariamente declara estar ciente e concordante
com os termos I Concurso Literário da História do Brasil. E que em caso de seleção de sua
obra literária (conto), autoriza exclusivamente à organizadora “Vaca Magra Produções”,
registrada sob o CNPJ: 21.491.057/0001-00, localizada na Rua Antônio Dillman no 557 –
Centro, Guarujá do Sul – SC, o direito de publicar, incorporar a obra em produções
audiovisuais e cinematográficas, divulgar publicamente em eventos, ações de leitura ou
exposições, pelo período de 2 (dois) anos estabelecidos a partir da assinatura do contrato,
independentemente de autorização prévia do(a) autor(a).
6.2 O I Concurso Literário da História do Brasil, poderá ser cancelado sem prévio aviso a
qualquer momento até a divulgação do resultado pela organizadora “Vaca Magra
Produções”, em virtude de indisponibilidade financeira ou em função do baixo interesse
dos(as) autores(as) em participar do concurso literário.
6.3 Em caso fraude, plágio ou não cumprimento dos critérios de originalidade e ineditismo
da obra literária inscrita no I Concurso Literário da História do Brasil, comprovados pela
comissão julgadora, o(a) participante será sumariamente desclassificado, podendo responder
juridicamente em caso de algum tipo de prejuízos a organizadora “Vaca Magra Produções”.
6.4 As inscrições efetuadas ao I Concurso Literário da História do Brasil, implicam na total
aceitação deste regulamento pelo(a) autor(a), inclusive autorizando a utilização do nome e
eventualmente da imagem pela comissão organizadora para divulgação e êxito do concurso
literário, onde e da forma que se fizer necessária.
6.5 Eventuais dúvidas ou pedidos de esclarecimentos durante o período de inscrições acerca
do I Concurso Literário da História do Brasil, deverão ser submetidas exclusivamente a
comissão organizadora pelo e-mail: vacamagraproducoes@gmail.com.
6.6 Os casos omissos serão resolvidos pela comissão organizadora do I Concurso Literário
da História do Brasil, cuja as decisões são soberanas e eximidas de recursos.

 definição
do projeto (de caráter editorial e gráfico) caberão inteiramente à editora

A versão em pdf do regulamento pode ser baixada

Livraria e Espaço Cultural AMEI - São Luís Shopping: (98) 3251 3744

Presidente: (98) 9 9612 2384 (WhatsApp)

1ª Secretária: (98) 9 8283 2560 (WhatsApp)

Email: amei.osfl@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

© 2020 AMEI.