top of page

Ana Elizandra Gomes Ribeiro

Obras da autora

ella.webp

Ella - repertório amoroso

Anna Liz é desses seres grandiosos com os quais se pode contar sempre. Alma boa e leve, sempre com uma vontade grandiosa de escrever. Escreve porque gosta e, o melhor, não se envaidece. A sua escrita fala por si, as suas escolhas lexicais são pinceladas, coloridas dos cheiros e cores das mais expressivas flores, a fim de fazer um casamento perfeito entre aquilo que ela diz e aquilo que seus leitores desejam ouvir (e olha que eles nem pedem). Mas, mesmo sendo de Santa Luzia - terra maravilhosa - e conhecendo seu povo, diz de maneira universal sobre aquilo que todo mundo gostaria de sentir. Sendo assim, muito obrigado por me proporcionar escrever sobre a tua escrita, que é tua, mas que tenho certeza de que tu ficas muito feliz em dividir com cada um de nós.

(Por Charles Simões.)

Ana Elizandra Gomes Ribeiro é de Santa Luzia, Maranhão. Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa no Ensino Médio. É formada em Letras pela Universidade Federal do Maranhão com especialização em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade de Santa Fé.

 

Tem participação em várias antologias lançadas no Brasil e em diversos outros países, além de já ter publicado livros solos e um dueto poético com o poeta Gil Betto Barros. Ao longo de sua trajetória recebeu alguns prêmios de literatura: Personalidade 2010, pela Academia de Artes Popular de Cabo de Frio, RJ – ARTPOP. Destaque 2010, pela Associação Fluminense de Belas Artes, RJ – AFBA. Melhores Livros de Poesia 2010, pela Academia de Letras de Goiás Velho.

 

Prêmio Luso-Brasileiro de Poesia pela Literarte e Editora Mágico de Oz de Portugal, em março de 2013.

 

Prêmio Literarte de Cultura 2013 – “Estes fazem a diferença” – promovido pela Literarte, em Foz de Iguaçu, maio de 2013. Prêmio Destaque Poético 2014, pela Academia de Letras e Artes de Fortaleza, janeiro de 1014. Comenda Floriano Peixoto, 2015, pela Associação Internacional de Escritores e Artistas.

Faz parte das seguintes academias:

 

Acadêmica correspondente da Academia ArtPop de Cabo Frio, RJ, posse em 04 de dezembro de 2010. Membro da Delegação Nacional da Academia de Letras e Artes de Valparaíso – Chile. Membro da Academia de Letras e Artes de Fortaleza, em janeiro de 2013. Membro do Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Buenos Aires, em maio de 2015. Membro do Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Lisboa, em janeiro de 2017.

Principais obras e participação em obras:

 

Conversa de Alguém que sente – coletânea poética. São Paulo: Scortecci, 2008. Quatro mãos: todas com poesia – dueto poético. São Paulo: Scortecci, 2010 Disperso em verso – São Paulo: Scortecci, 2015.

 

PARTICIPAÇÕES EM ANTOLOGIAS

 

Participação na Antologia de Contos Crônica e Poesia da Editora Scortecci, Enigmas do amor. Com 04 poemas, entre as páginas 22 e 25.

 

Participação na Antologia Scortecci de Contos, Crônicas e Poesias Especial Encontro Pontual para 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo – 2010. Com 07 poemas entre as páginas de 19 a 22.

 

Participação na Antologia Ponte dos Sonhos 1 – do Brasil para Frankfurt, o melhor de nossa terra. Com dois poemas: Escrever e Penar e Poema do Esquecimento.

 

Participação especial na Antologia de contos, crônicas, poesias e artes plásticas Brasil: mais que um país, uma inspiração. Lançada na Jornada Cultura da Academia ArtPop de Cabo Frio, RJ, em 04 de novembro de 2010.

 

Participação na Antologia de contos, crônicas e poesias Tesouros brasileiros – Brasil/Egito via Cairo. Antologia organizada por Izabelle Valladares com o apoio da Academia de Letras de Goiás.

Participação na Antologia Scortecci de contos, crônicas e poesia: Entrelinhas literárias. Scortecci, 2011.

 

Participação na Antologia bilíngue Palavras sem fronteiras. Organizada por Izabelle Valladares. Lançado no Rio de Janeiro e Buenos Aires.

 

Participação na Antologia Internacional de Contos, Crônicas e Poesia, Brasileiros em verso e prosa, com apoio cultural da Universidade Federal da Bahia.

 

Participação da 4ª Antologia Poética da Academia de Letras e Artes de Fortaleza.

 

Participação na Antologia Luso-brasileira de Poesia. Obra distribuída em bibliotecas e escolas de Portugal.

 

Participação na 5ª Antologia Poética da Academia de Letras e Artes de Fortaleza.

 

Participação na Antologia de contos, crônicas e poesia “Cumplicidade de Movimentos, da Editora Scortecci, 2014.

 

Participação na Antologia “Literarte Celebra a Bahia, em 2015

 

Participação na antologia “Integração Cultural Interestadual”, Editora Rede Mídia, em junho de 2016

 

Participação na Coletânea Literária “A Arte de Ser Mulher”, Editora Rede Mídia, em novembro de 2016.

todamulher.webp

Toda Forma de Ser Mulher

"Toda forma de ser mulher", escrita por 23 escritoras maranhenses. Projeto da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Maranhão. Nossa instituição tem como objetivo promover a literatura produzida por mulheres. Vamos que vamos! Parabéns a todas que aderiram à proposta. Breve teremos o lançamento virtual. [Anna Liz]

 

soeapenaescondida.webp

Sinopse:

"Sob(re) a pena

escondida"

marcado por uma profunda meditação sobre a brevidade e a transitoriedade das coisas, a velocidade dos instantes decompondo os diversos tecidos da existência. A poesia nasce como fruto da melancolia da escritora em não poder reter o fluxo da vida, podendo apenas assistir impotente ao avassalador barulho do efêmero, “o mau cheiro da memória”. Os próprios desencantos amorosos são consequências lógicas desse mundo marcado pela mutabilidade, onde nada é nascido para durar, onde a ausência é um sentimento constante do tempo.

 

 


ISBN: 978-85-58833-437-2
Peso:  118 g
Edição: 2018
Categoria: Poesia

Sinopse:

"Disperso em verso"

 

 

 

Formada em pedagogia, pós-graduada em psicopedagogia, professora atuante na rede municipal de São Luís MA, nasceu em Santa Inês MA, residiu até os 14 anos no município de Monção MA, mudou-se para São luís aos 14 anos, onde encontrou uma afinidade muito forte com esta cidade.

Escreve desde a adolescência tempo em que a paixão pela escrita começou a ganhar as primeiras formas, ESSÊNCIA DE UMA ALMA, poesias e reflexões é sua primeira publicação ainda a ser lançada pela VIEGAS EDITORA.

bottom of page