Antonia Mota

Antonia Silva Mota é Licenciada em História pela UFMA, com Mestrado e Doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco e pós-doutorado pela UNICAMP/SP. Professora Associada do Curso de História da Universidade Federal do Maranhão, desde 1992. Ministra as disciplinas História do Maranhão, Cultura material, patrimônio e ensino. Transitando nas Temáticas da Família, Demografia da Escravidão e Cultura Material, utiliza em seus trabalhos basicamente fontes notariais (testamentos, inventários post mortem, assentos de batismo etc.), assim como fontes oficiais: registros diversos, mapas de população, recenseamentos etc. Orientou inúmeras Monografias e Dissertações na Graduação e Pós-Graduação em História. Possui quatro livros autorais publicados pela Edufma, artigos em revistas científicas e capítulos de livro em Coletâneas.

OBRAS DA AUTORA:

 

"A luta por moradia popular em São Luís do Maranhão"

 

 

 

O livro trata do processo de invações que ocorreu na cidade de São Luís desde a década de 70 do século XX. Período onde era muito comuns notícias sobre as "invasões".

 

"A Sedução das Ruínas"

 

 

 

"As famílias principais"

 

 

O objeto maior deste estudo é a “rede” de famílias que encabeçou o processo de colonização no Maranhão pombalino. A verificação comtempla o feixe de vínculos, os interesses pessoais, a criação e a integração (mas também, e, sobretudo, desintegração) através desta rede, dos espaços territoriais, econômicos, políticos e sociais em geral, que constituíram uma das faces fundamentais da experiência colonizadora nesta região. 

Livraria e Espaço Cultural AMEI - São Luís Shopping: (98) 3251 3744

Presidente: (98) 9 9612 2384 (WhatsApp)

1ª Secretária: (98) 9 8283 2560 (WhatsApp)

Email: amei.osfl@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

© 2020 AMEI.