top of page
ANTONIO_AÍLTON_5.jpg

Antonio Aílton 

ANTONIO AÍLTON (Bacabal-MA, 1968) é poeta, professor, pesquisador da poesia brasileira contemporânea. Doutor em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco.

Recebeu prêmios em livros de poesia e ensaio, tais como Prêmio Literário e Cultural Cidade de São Luís (poesia e ensaio) e o Prêmio cidade do Recife (poesia).

Livros publicados: Cerzir - livro dos 50 (Poesia, Editora Penalux, 2019); Compulsão agridoce (Poesia, Paco Editorial, 2015); Os dias perambulados & outros tOrtos girassóis (Fundação de Cultura do Recife, 2008); As Habitações do Minotauro (Fundação Cultural de São Luís, 2001) e Humanologia do eterno empenho (ensaio, com o qual recebeu o Prêmio Cidade de São Luís, 2003).

Sua tese MARTELO E FLOR: Horizontes da forma e da experiência na poesia brasileira contemporânea, tese foi publicada, com mesmo título, pela Editora da Universidade Federal do Maranhão – EDUFMA, em 2018.

É membro da Academia Ludovicense de Letras – ALL [Academia de Letras da cidade de São Luís – Maranhão], cadeira 22, patrono Maranhão Sobrinho.

Site: www.antonioailton.wordpress.com

 

capa do livro cerzir_ frente.jpg

Sinopse:

“CERZIR”

 

Em comemoração aos seus 50 anos, o premiado poeta Antônio Aílton presenteia seus leitores com o livro Cezir – Livro dos 50, contendo tanto poemas já publicados em livros anteriores, quanto inéditos. O poeta maranhense, sempre meticuloso, costura o passado com o presente, o que foi e o que é (e, quem sabe, o que será), não somente através da mistura de poemas antigos com novos, como também na aprimoração de sua maneira de viver, de observar o mundo e fazer poesia. Os versos de Aílton não negam a dureza persistente da vida, e todos os percalços entre o nascimento e a morte, mas oferece-nos uma fuga de tanta escuridão: a luz das pequenas-grandes belezas, as alegrias escondidas dos olhares cansados, os quais precisam urgentemente de novas perspectivas. O poeta, contudo, não age fora de seu tempo: não nega as realidades modernas e tecnológicas, e problemas intrínsecos à atualidade, mostrando que a linguagem poética está sempre em movimento, como qualquer processo cultural. Cerzir – Livro dos 50 é mais do que uma síntese do trabalho de Antônio Aílton: é seu amadurecimento traduzido em versos.

FICHA TÉCNICA

Gênero: Poesia

Ano de edição: 2019

Dimensões: 16 x 23

Número de páginas: 156 | Pólen Soft 80 gr

ISBN: 978-85-5833-480-8

Editora: Penalux

bottom of page