top of page

Beto Nicácio 

Beto Nicácio é arte educador, animador, quadrinhista e escritor.

Sócio-proprietário da Dupla Criação @criacaodupla.

Venceu prêmios de Salões de Humor e Quadrinhos no Maranhão e pelo Brasil.

Organizou e participou de exposições de pinturas, desenhos e cartuns; ministrou aulas e oficinas de quadrinhos, fanzines e desenhos animados.

Ilustrou livros e revistas em quadrinhos além de produzir suas próprias revistas como “A Lenda de Carruagem Encantada de Ana Jansen”, “Catirina e Pai Francisco em quadrinhos”, “Proscritos”, "Jurados de Morte" e o livro “O machado de Assis”, com o seu filho Felipe Nicácio.

OBRAS DO AUTOR

azulejo

Sinopse:

“O machado de Assis”

 

 

​O livro aborda assuntos importantes como conscientização ecológica, incentivo a leitura e valorização da amizade.

azulejo
donana_capa-nicacio.jpg

Sinopse: 

“A lenda da Carruagem encantada de Ana Jansen em quadrinhos”

Você já imaginou encontrar uma carruagem puxada por cavalos sem cabeça, de onde sai uma mulher vestida de preto, oferecendo uma vela acesa? Seria assustador, não? Pois se trata de uma das mais famosas lendas da história social de São Luís, atribuída a uma poderosa mulher chamada Ana Jansen. 

Figura real, Ana Jansen Pereira Leite, a Donana, como era mais conhecida, viveu de 1787 a 1869. Durante aquele período foi a pessoa mais rica do Maranhão, o que incomodou e despertou o preconceito de muitas personalidades, especialmente homens influentes da sociedade maranhense, que não aceitavam uma mulher possuir tanto poder. Por isso, levou fama de má e de impiedosa.

Sinopse: 

“Pai Francisco e Catirina”

"E se a história de Catirina e Pai Francisco fosse contada antes de surgir o desejo dela comer a língua do boizinho; antes de serem perseguidos pelo patrão – muito antes mesmo, no começo do namoro? Essa instigante pergunta motivou a criação da história em quadrinhos do casal de personagens mais conhecidos da cultura popular nordestina, principalmente no Maranhão, integrantes da lenda do Bumba Meu Boi."

 

A revista traz também curiosidades sobre o Bumba Meu Boi, sugestões de pesquisa e atividades e o making of do trabalho.

 

azulejo
proscritos-capa-nicacio.jpg

Sinopse: 

"Proscritos"

azulejo
jurados-capa-nicacio.jpg

Sinopse: 

"Jurados de Morte"

Com duas HQs em preto e branco, tramas são ambientadas no Sertão do Nordeste brasileiro. Segundo Beto Nicácio, “Jurados de morte é uma espécie de acerto de contas de personagens marcados pela rudeza daquela região geográfica com seu destino sempre incerto”.

Para o roteirista Iramir Araujo, as histórias se passam em uma região limítrofe “entre o que vemos e o que nos é ocultado; entre o que imaginamos e o que se revela aos nossos olhos. Uma região inventada, mas tão familiar, que soa verdadeira e, por isso, converte-se aos poucos em uma ideia de que poucos possam duvidar”.

bottom of page