top of page

Carlos Nina

CN.JPG

Maranhense nascido em São Luís, em 30 de julho de 1948, fez seus estudos na Escola Modelo Benedito Leite, Maristas e Liceu Maranhense.

Trabalhou na construção do Porto do Itaqui, foi Assessor de Imprensa da Arquidiocese de São Luís e Secretário do Jornal do Maranhão e Revisor no Jornal Pequeno.

Manteve colunas permanentes nos jornais Pequeno, O Imparcial, Diário da Manhã, Jornal de Hoje, Tribuna do Nordeste O Progresso (Imperatriz) e editor no Jornal Pequeno (Página da Juventude, JP Cidadania, JP Especial), Tribuna do  Nordeste (Tribuna da Cidadania) e Extra (Portugal em Destaque, em parceria com José Maria Alves da Silva).

Autor de artigos publicados nesses jornais, em O Estado do Maranhão, Diário da Manhã (Goiás), O Liberal (Pará), obras de terceiros (Segurança pública no Brasil, do Cel. Sebastião Bispo Lopes, disponível na AMEI), coletivas (Estudos atuais de Direito Constitucional), revistas e blogs (Aldir Dantas, Melquíades) e sites (Associação dos Magistrados do Maranhão, Nina Advogados Associados, Portal Guará).

Apresentador de programa na Rádio Educadora (do Marista) e na TV Cidade (Tribuna da Cidadania, em parceria com Aldir Dantas, Jámenes Calado e Moreira Serra Júnior).

Criou e coordenou projetos de debates populares (Encontros Espirituais, em parceria com o jornalista Aldir Dantas) e JP Cidadania. Mestre em Direito Econômico e Político pelo Instituto Mackenzie (SP), curso de doutorado na Universidade Nacional Lomas de Zamora (Argentina) e pós-doutorado na Universidade de Messina (Itália). Autor de A Ordem dos Advogados e o Estado brasileiro (editado pelo Conselho Federal da OAB, esgotado).

Pela Ordem (em coautoria com Walmir de Jesus Moreira Serra, edição da Tribuna da Cidadania, esgotado). Coordenou e apresentou o livro de crônicas de Wady Sauáia, Cenas que Ficam, editado pela Tribuna da Cidadnia. Foi Promotor de Justiça. Magistrado aposentado. Presidiu a OAB e integrou o Conselho Federal da OAB.  É jornalista e advogado em plena atividade. Atualmente preside o Grêmio Lítero Recreativo Português.

OBRAS DO AUTOR

azulejo

“Pela Ordem”

 

 

azulejo
IMG_4023.jpg

“A Ordem dos Advogados do Brasil e o Estado Brasileiro”

“Estudos atuais de

Direito Constitucional”

 

azulejo
IMG_4022.jpg

Sinopse: 

"Cenas que ficam"

azulejo
IMG_4025.jpg

Sinopse: 

"Segurança Pública

no Brasil:

História, Situação Atual, Sugestões."

bottom of page