top of page

Charles Simões

charlessimoes_edited.jpg

Charles Santos Simões nasceu na cidade de Primeira Cruz- MA, filho de Eudes Veras Simões e Raimunda dos Santos, é professor e escritor. Ganhador do 1º lugar no 1º  Festival de Contos da LITERARTE-RJ. Autor do livro A morte da defunta e outros contos, inclusive ganhador do Troféu Literatura 2017 da ZL Editora, com esta enigmática obra, cuja premiação ocorreu no Copacabana Palace Hotel- RJ, onde, em 2019, tornou-se membro de uma academia internacional, a Divine Académie Française.

É membro também de importantes academias e Núcleos, como a Academia de Letras do Brasil- seccional Campo dos Goytacazes –RJ. Escreve contos, poemas e crônicas. Explora temáticas que envolvem o regionalismo e por isso tem recebido muitos aplausos de seu público leitor.

OBRAS DO AUTOR

azulejo

“A Morte da Defunta

e Outros Contos”

Ao assumir o compromisso e a responsabilidade em retratar com brilhantismo a realidade das pessoas de sua terra natal, Primeira Cruz– terra inspiradora de sua atividade literária, a qual merece nossa atenção pela simetria constante verificada na obra –, fui envolvido pela forma espontânea, porém sempre trabalhando o imaginário popular, com que o autor reproduz a realidade vivenciada diariamente na localidade.

O traço marcante desta obra literária é o fato de ser intimista, o que não a torna simplória, mas se aproxima da realidade pelo uso de uma linguagem popular, não escondendo as circunstâncias sociológicas verificadas na referida cidade. O lançamento deste livro representa a capacidade de Charles Simões em lidar, de forma exemplar, com as palavras no sentido de nos transportar para a vida cotidiana do interior, tão rico em cultura, simbolismo e imaginação.

Marconi José Carvalho Ramos, professor assistente da Universidade Estadual do Maranhão.

 

 

bottom of page