top of page

Haydée Maria De Fátima Lima Ferreira

foto para AMEI 2.jpg
água sem ninho.png

Haydée Maria de Fátima Lima Ferreira nasceu em 1954, em Esperantina - PI. Além de arquiteta e urbanista, é designer de interiores e decoradora de eventos. Formou-se em Economia Doméstica e Decoração, em 1973, Licenciatura em Educação para o Lar, em 1977, e em Arquitetura e Urbanismo, no ano de 2018.

Participou de diversos cursos e seminários, dentre eles o Encontro Nacional de Decoradores de Nível Superior, o Curso de Extensão em Iluminação Residencial de Interiores e o Curso Básico de Luminotécnica.

Durante a carreira, atuou como professora, sócio-gerente e proprietária de empresa, bem como ministrou workshops sobre Vitrinismo, Etiqueta Social, Noções Básicas de Decoração etc. Participou de mostras de decoração da Lilia Design e da Terrasse, e é responsável pela execução de vários projetos de ambientações residenciais, comerciais e públicas desde 1975, dentre os quais destaca a participação na Amostra Piauí – Artecfato – São Paulo – SP – Julho de 2002 a Julho de 2003 – Loja Artefacto – D&D Shopping.

Publicou trabalhos em várias revistas nacionais de decoração em revista como a Casa Jardim, Viver Bem e Estilo Decorações e Festas. Atualmente, desenvolve projetos de arquitetura em diferentes nichos, que vão desde casas de alto padrão até edifícios residenciais e comerciais. Paralela a essa intensa atividade profissional, sempre nutriu grande interesse pela escrita e publica há 12 anos crônicas e poemas no seu Blog “Jeito de Viver com Haydee Ferreira”.

Escreveu alguns textos para jornais e revistas. Foi agraciada com a Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, no grau de Oficial, em 19 de outubro de 2009 e com Título de Cidadania Teresinense, concedida pela Câmara Municipal de Teresina, em 21 de agosto de 2015. Escreveu o prefácio do livro “Águia sem Ninho”, de José do Patrocínio Nogueira, da Editora Outubro Edições (2021). O livro “Buscadora; uma saga familiar de cunho espiritual, é a sua obra de estreia, que já se faz acompanhar de “Retrato da Alma”, seu escrito de Poemas e Crônicas.

bottom of page