top of page

Eden do Carmo Soares Junior

eden foto.jpg

Nasceu em São Luís/MA. Doutorando em Administração pela Universidade da Amazônia (Unama). Mestre em Desenvolvimento Socioeconômico (Ufma) e pós-graduado em Administração Pública (Uema/Egma). Economista e Relações Públicas formado pela Ufma. Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU) desde 2004.

Auditor da Controladoria-Geral do Estado do Maranhão (CGE/MA), de 2001 e 2004, e auditor do Tribunal de Contas de Roraima (TCE/RR) em 2000. Foi Conselheiro e vice-presidente do Conselho Regional de Economia do Maranhão (Corecon/MA), de 2018 e 2019). Conselheiro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de São Luís/MA (Comdes), entre 2017 e 2018. Diretor-tesoureiro, no período de 2006 a 2012, do Sindicato Nacional dos Auditores e Técnicos Federais da CGU no Maranhão.

Foi vencedor, em 2016, com o trabalho “A Situação Fiscal dos Municípios Maranhenses após a Lei de Responsabilidade Fiscal: uma avaliação com ênfase nas receitas próprias”, do XII Prêmio Maranhão de Economia, na categoria dissertação de mestrado, concedido pelo Corecon/MA. Foi eleito, em 2008, servidor padrão da CGU/MA. Obteve aprovação nos seguintes concursos públicos: auditor federal da CGU (2004); escrivão da Polícia Federal (2002); analista de Planejamento, Orçamento e Gestão do Ministério do Planejamento (2001); auditor da CGE/MA (2000); auditor do TCE/RR (2000) e de agente administrativo da Fundação Hospitalar/DF (1999).

tres-anos-insólitos_Eden_jr_edited.jpg

Sinopse:

Três Anos Insólitos

 2016/2017/2018: reflexões sobre economia e política”

"Na obra “Três anos insólitos – 2016/2017/2018: reflexões sobre economia e política”, o escritor reúne artigos que escreveu no período de 17 de julho de 2016 a 30 de dezembro de 2018 e foram publicados em jornais e blogs do Maranhão. Nesses textos são tratados temas que circularam na economia local, nacional e mundial nos últimos anos, tais como: o descontrole das contas públicas; a Reforma da Previdência, a inflação, a crise do sistema de Previdência do Maranhão (Fepa), a “guerra comercial” entre EUA e China; as moedas digitais; o desemprego; a lenta recuperação de nossa economia e os juros altos."

 

“Esta coletânea de artigos de Eden Jr. dá importante aporte à inarredável, necessária e inadiável tarefa do incentivo à discussão informada sobre os assuntos econômicos conexos ao Maranhão e ao Brasil. A julgar por esta contribuição, dele podemos esperar em futuro breve novos aportes ao conhecimento da realidade do Estado e à consequente construção de boas estradas para o desenvolvimento”, afirma, na introdução da obra Lino Moreira, que foi presidente da Academia Maranhense de Letras e secretário de Planejamento do Maranhão.

bottom of page