top of page

Francisca Keyle de Freitas

Vale Monteiro

26172622_1768555043197228_78816742923440

Doutora em Informática na Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Linha de Pesquisa: Paradigmas para a Pesquisa sobre o Ensino Cientifico e Tecnológico, (2016).

Tese intitulada Formação de Professores em Sistema de Comunicação Alternativa para Pessoas com TEA: uma inserção das Tecnologias Assistivas em Contextos Escolares Maranhenses.

Mestre em Economia Internacional e Relações Exteriores pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), Especialista em: Metodologia do Ensino Superior pelo Centro Universitário do Maranhão - UNICEUMA, (2004).

É jornalista, Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão (1994), Pedagoga, licenciada pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, (2017), e também em Letras - Língua Portuguesa em (2004), através do Curso Formação Pedagógica para Docentes e teóloga, com Bacharel em Teologia pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada (2008); Foi Professora da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, do Programa Darcy Ribeiro, em disciplinas propedêuticas e pedagógicas, especialmente Sociologia Geral, Sociologia da Educação, Psicologia, Psicologia da Educação, Fundamentamentos da Educação, Metodologia de Ensino, Pesquisa em Educação, Metodologia Científica... Foi Editora de Publicações da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA.

É ex-professora substituta da Universidade Federal do Maranhão - UFMA pelos departamentos de Comunicação Social, Educação II e Biblioteconomia, tendo atuado em diversos cursos de graduação e pós-graduação como docente em outras IES particulares.

Coordenadora de cursos e membro de colegiados nas Faculdades INTA, Faculdade Sao Luís, Laboro, e Centro Universitário do Maranhão - UNICEUMA. Palestrante e profª da SEDUC e SEMED.

Trabalhou também na Supervisão Pedagógica das referidas instituições e foi Gestora Geral do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia - IEMA - Unidade Plena Ribamar.

Tem vasta experiência em Assessorias e Consultorias nas áreas de Comunicação, Comunicação Alternativa, Jornalismo, Educação,Educação Inclusiva, Tecnologia, Tecnologias Assistivas, Novas Mídias, Rádio e TV, Formação de Professores, autora de livros e artigos publicados nas referidas áreas.

bottom of page