top of page

Kalil Guimarães

Kalil Guimarães (pseudônimo de Anely Guimarães Santos). Nasceu em Pedreiras-MA Economista pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA, Mestra em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, Mestra em Comércio Exterior pela Universidade de Barcelona, Especialização em Planificação Econômica Espacial pela ONU/CEPAL/ILPES; Política e Estratégia pela ADESG -Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra.

 

 No magistério destacou-se nas áreas de: elaboração e avaliação de projetos; Micro e Macro economia; estatísticas; comércio exterior; finanças internacionais; técnicas quantitativas para planejamento; viabilidade econômico-financeira; nos cursos de graduação e pós-graduação das Universidades: Universidade Federal Maranhão-UFMA; Universidade Federal de Pernambuco-UFPE; Universidade Católica de Pernambuco-UCPE; Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro-UCAM e IBMEC-RJ.

 

No setor público trabalhou na Faculdade de Direito do Maranhão, na Secretaria de Planejamento do Estado do Maranhão-SEPLAN. Em Pernambuco foi Diretora de Planejamento e Coordenação Geral das Secretarias de: Indústria, Comércio e Minas; Transporte, Energia e Comunicação; Infraestrutura; Ciência e Tecnologia; Departamento Estadual de Estrada de Rodagem-Der-PE; Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco-AD/DIPER; Gerente de Projetos da Fundação de Desenvolvimento da Região Metropolitano do Recife- FIDEM; Consultora da Maia Melo Engenharia-PE.

 

Publicou: Bailando nos Sonhos e Tecendo Poesias (poesias, 2016) pela Editora Bookess; Espelho de uma Alma (poesias, 2017), pela Editora Bookess; Ecos do Silêncio (poesias, 2018), pela R&F Editora; Voz do Inconsciente (poesias, 2020 a ser lançado), pela ad Arte Design. Participações em 36 Antologias, Coletâneas e Revistas, no Brasil e Portugal. Lançou livros no Brasil e Portugal.

 

Entidades a que pertence: Corecon-MA; Sindicato os Escritores de Brasília-Sindescritores; Associação de Jornalistas e Escritores do Brasil-AJEB-MA; Sociedade de Cultura Latina do Brasil [Seção do Maranhão];  Academia Poética Brasileira-APB; Academia Mundial de Cultura e Literatura-AMCL;  Academia Internacional de Cultura-AIC; Socio Correspondente da Academia Ludovicense de Letras-ALL; Socio Correspondente da  Academia Barreirinhense de Letras, Artes e Ciências-ABLAC.

OBRAS DA AUTORA:

bottom of page