top of page

Lindevania Martins

Lindevania Martins nasceu em Pinheiro-MA, aos 6 de setembro de 1972. É graduada em Direito com Mestrado em Cultura e Sociedade (UFMA). Delegada de Polícia entre os anos de 1998 e 2001, atualmente é Defensora Pública, atuando no Núcleo Especializado de Defesa da Mulher e População LGBT. Pesquisadora independente em Direito, Gênero, Tecnologia e Literatura. Poeta e contista. Primeiro lugar, por duas vezes consecutivas, no Concurso Literário e Artístico Cidade de São Luís, categoria contos. Finalista no I Concurso Nacional Eros de Poesia, categoria júri (2001). Menção honrosa em Concurso nacional de Contos da OAB Nacional (2006). Selecionada para publicação em Concurso de Originais da Editora Benfazeja (2017). Finalista no 1o. Concurso Nacional de Contos Ciclo Contínuo (2017). Foi jurada em concurso internacional de contos “Her Story”, da Plataforma Sweek em conjunto com  o Leia Mulheres (2018). É mediadora do Leia Mulheres em São Luís do Maranhão. Integra o movimento Mulherio das Letras. Possui contos e poemas publicados em antologias nacionais e internacionais, bem como em revistas como a “Gueto” e a “Marinatambalo: crítica e literatura”. Possui publicados os livros de contos “Anônimos” (Prefeitura de São Luís, 2003) e “Zona de Desconforto” (Editora Benfazeja, 2018).  Escreve no blog “Catálogo de Indisciplinas”.

 

OBRAS DA AUTORA:

 

Sinopse: 

“Zona de Desconforto”

 

O livro Zona de Desconforto (Editora Benfazeja, 2018, 124 p.), da escritora maranhense Lindevania Martins, apresenta oito contos que dialogam profundamente com as questões do nosso tempo e nos faz refletir sobre invisibilidades, pertencimentos e as possibilidades de se viver em conjunto. Os contos apresentem enredos e personagens bem construídos em que ideais de bondade e maternidade são postos em cheque, bem como são expostas as complexidades das relações amorosas.

“Na escrita do livro, estive muito preocupada em preservar essas contradições que nos constituem. As personagens circulam por espaços hostis, possuem a necessidade de se afirmar para resistir, porém, suas escolhas com frequências são desastrosas e produzem efeitos imprevistos, desafiando suas próprias crenças ou expondo facetas que lhe são indesejáveis”, diz a Autora. Zona de Desconforto foi vencedor do I Concurso Nacional de Originais da Editora Benfazeja, lançado em 2017.

 

Anônimos_de_Lindevania_Martins_Edit.jpeg

 

Sinopse: 

“Anônimos:

Invenções de Amor, Morte e Quase-Morte”

 

Este livro foi vencedor  do XXVII Concurso Literário e Artístico Cidade de São Luís, categoria contos, em 2003. O livro apresenta 16 contos, a respeito dos quais, o crítico e poeta Couto Correa Filho,  na orelha do livro, afirma: “Ás vezes as narrativas são densas e transcorrem carregadas de tensão, com um desfecho dramático que choca a sensibilidade do leitor, tal como nos contos “Veia” e “Acerto de Contas”.

Em outras ocasiões, o tema é simples e o relato se passa em grandes tensões emocionais, como em “Pescaria” e “A Velha”. Mas, em ambos os casos, fica registrado um modo pessoal e autêntico e narrar estórias”.

 

longe-de-mim-lindevanea-martins.jpeg

 

Sinopse: 

“Longe de mim"

 

Terceiro livro de Lindevania Martins, tem como protagonista Josi, menina de 10 anos, filha de mãe solteira, cuja vida está prestes a mudar. Nascida de uma gravidez na adolescência, Josi viu-se forçada a ingressar precocemente em um mundo adulto cujas regras ainda não lhe são claras.

Os conflitos entre a mãe, a menina e os homens que as rodeiam se tornam cada vez mais acirrados, até que uma morte acontece. Menção honrosa no Concurso Nacional de Contos da Ordem dos Advogados do Brasil(2006).

fora-dos-trilhos-lindevanea-martins.jpeg

 

Sinopse: 

“Fora dos Trilhos"

Neste quarto livro, Lindevania Martins apresenta 26 poemas atravessados por temáticas variadas.

Enfatiza  o mundo do trabalho, as questões de gênero e a infância, além de trazer aspectos lúdicos e experimentais.

O Livro faz parte de uma "coleção de bolsa", composta por 20 volumes de obras individuais de integrantes do coletivo literário Mulherio das Letras. Lançado no III Encontro Nacional do Mulherio das Letras, em Natal-RN.

bottom of page