Lindevania Martins

Lindevania Martins nasceu em Pinheiro-MA, aos 6 de setembro de 1972. É graduada em Direito com Mestrado em Cultura e Sociedade (UFMA). Delegada de Polícia entre os anos de 1998 e 2001, atualmente é Defensora Pública, atuando no Núcleo Especializado de Defesa da Mulher e População LGBT. Pesquisadora independente em Direito, Gênero, Tecnologia e Literatura. Poeta e contista. Primeiro lugar, por duas vezes consecutivas, no Concurso Literário e Artístico Cidade de São Luís, categoria contos. Finalista no I Concurso Nacional Eros de Poesia, categoria júri (2001). Menção honrosa em Concurso nacional de Contos da OAB Nacional (2006). Selecionada para publicação em Concurso de Originais da Editora Benfazeja (2017). Finalista no 1o. Concurso Nacional de Contos Ciclo Contínuo (2017). Foi jurada em concurso internacional de contos “Her Story”, da Plataforma Sweek em conjunto com  o Leia Mulheres (2018). É mediadora do Leia Mulheres em São Luís do Maranhão. Integra o movimento Mulherio das Letras. Possui contos e poemas publicados em antologias nacionais e internacionais, bem como em revistas como a “Gueto” e a “Marinatambalo: crítica e literatura”. Possui publicados os livros de contos “Anônimos” (Prefeitura de São Luís, 2003) e “Zona de Desconforto” (Editora Benfazeja, 2018).  Escreve no blog “Catálogo de Indisciplinas”.

 

SINOPSE DO LIVRO “Zona de Desconforto”

 

O livro Zona de Desconforto (Editora Benfazeja, 2018, 124 p.), da escritora maranhense Lindevania Martins, apresenta oito contos que dialogam profundamente com as questões do nosso tempo e nos faz refletir sobre invisibilidades, pertencimentos e as possibilidades de se viver em conjunto. Os contos apresentem enredos e personagens bem construídos em que ideais de bondade e maternidade são postos em cheque, bem como são expostas as complexidades das relações amorosas e de critérios que valoram a vida humana a partir de perspectivas excludentes. “Na escrita do livro, estive muito preocupada em preservar essas contradições que nos constituem. As personagens circulam por espaços hostis, possuem a necessidade de se afirmar para resistir, porém, suas escolhas com frequências são desastrosas e produzem efeitos imprevistos, desafiando suas próprias crenças ou expondo facetas que lhe são indesejáveis”, diz a Autora. Zona de Desconforto foi vencedor do I Concurso Nacional de Originais da Editora Benfazeja, lançado em 2017.

 

 

SINOPSE DO LIVRO “Anônimos: invenções de amor e de morte”

 

Este livro foi vencedor  do XXVII Concurso Literário e Artístico Cidade de São Luís, categoria contos, em 2003. O livro apresenta 16 contos, a respeito dos quais, o crítico e poeta Couto Correa Filho,  na orelha do livro, afirma: “Ás vezes as narrativas são densas e transcorrem carregadas de tensão, com um desfecho dramático que choca a sensibilidade do leitor, tal como nos contos “Veia” e “Acerto de Contas”. Em outras ocasiões, o tema é simples e o relato se passa em grandes tensões emocionais, como em “Pescaria” e “A Velha”. Mas, em ambos os casos, fica registrado um modo pessoal e autêntico e narrar estórias”.

Livraria e Espaço Cultural AMEI - São Luís Shopping: (98) 3251 3744

Presidente: (98) 9 9612 2384 (WhatsApp)

1ª Secretária: (98) 9 8283 2560 (WhatsApp)

Email: amei.osfl@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

© 2017 AMEI.