Luis Fernando Ribeiro Almeida
Luis Fernando Ribeiro Almeida, filho de Antonio Almeida e Maria Isabel Ribeiro Almeida, é maranhense, nascido no dia 15 de agosto de 1988, no município de Pinheiro, cidade localizada na microrregião da Baixada Maranhense. Conhecida como “Princesa da Baixada”, a cidade tem por característica geográfica vastos campos alagados. Em sua cidade natal, cursou as primeiras letras e completou sua formação na educação básica. Em 2007, mudou-se para São Luís, a fim de continuar seus estudos.
Possui graduação em Letras/Português, concluída em 2010, na Faculdade Atenas Maranhense (FAMA), apresentando a monografia: Euclides da Cunha e seus escritos amazônicos: imagens e fundamentos discursivos na construção narrativa da obra À Margem da História.
No período de graduação, foi o único representante do Maranhão a participar do “Seminário Internacional 100 anos sem Euclides”, evento promovido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), realizado no ano de 2009, na cidade de Cantagalo-RJ. Na ocasião, apresentou a comunicação: A Amazônia no olhar de Euclides da Cunha: uma reflexão acerca da obra “Um Paraíso Perdido”.
A dedicação e empenho ao longo da graduação, rendeu-lhe o prêmio de Mérito Acadêmico como melhor aluno do curso de Letras. Possui Especialização (Lato Sensu) em Língua Portuguesa e Literatura, na Faculdade Atenas Maranhense (FAMA), concluída em 2011, apresentando o TCC: Euclides da Cunha e Coelho Neto: dois olhares regionalistas.
Atualmente, é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC) da Universidade da Amazônia (UNAMA) Campus - Alcindo Cacela, tendo por objeto de pesquisa os textos amazônicos do escritor fluminense Euclides da Cunha, com ênfase na investigação das representações do seringueiro à luz das estruturas antropológicas do imaginário conforme Gilbert Durand (1921-2012), escolhendo para título da dissertação: Pelo dédalo das folhagens: o seringueiro na interpretação de Euclides da Cunha.
É professor da rede pública de ensino nos municípios de Guimarães e Mirinzal, com experiência no ensino de Língua Portuguesa nos níveis Fundamental e Médio, bem como no ensino Superior, além de cursos preparatórios para concursos e vestibulares. Em 2016, atuou como docente na Faculdade Santa Maria de Pinheiro (FASAMP), lecionando as disciplinas de Linguagem e Comunicação (I e II), Comunicação e Mídia, Português Instrumental e Comunicação Empresarial.
Desenvolve suas pesquisas nas áreas de Teoria e Crítica Literária e Literatura Brasileira. É integrante do Grupo de Pesquisa Interfaces do Texto Amazônico (GITA), registrado no CNPQ, bem como do Centro de Apoio à Leitura e Literatura (CEALLE).
Ficha técnica
Gênero: Prosa - Crítica Literária.
Edição: 1ª
Ano de publicação: 2018
Número de páginas: 102
Formato: 14×21
ISBN: 978-85-9553-027-0
Editora: Editora Albatroz.
Coordenação editorial: Luiz Felipe Cruz
Diagramação: Antonio Lopes Borges
Revisão: Carolina Lacerda Medeiros Thaís Garcez
Capa: Ingo Bertelli