top of page

Maria de Jesus Silva Amorim

A escritora, Maria de Jesus Silva Amorim (Juju Amorim) é maranhense de Viana, professora do Ensino Médio da rede estadual, Licenciada em Ciências Naturais, habilitação em Matemática, Pós-Graduada em Supervisão Escolar - pela Universidade Candido Mendes e em Orientação Educacional- Universidade Salgado de Oliveira. Poetisa com os seguintes livros lançados: PALAVRAS QUE NÃO FALEI e MINHA POESIA; MINHA ALMA e o Paradidático BATE PAPO DOS NÚMEROS e VAMOS BRINCAR DE CONTAR.

Ainda participou de várias Antologias pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores – CBJE; Antologia Mil Poemas de Gonçalves Dias; Antologia 190 Anos de Maria Firmina dos Reis; Antologia I Expressão Artística Contemporânea em Viana-MA- AVELAC; Antologia PUCARO LITERÁRIO I- promovida pela Academia Itapecuruense de Letras-AICLA; Antologia Mil poemas pra Gonçalves Dias, Cento e Noventa Poemas para Maria Firmina dos Reis; Púcaro Literário- I e II coletânea de autores itepecuruenses e convidados e participação na I COLETANEA POETICA SOCIEDADE DE CULTURA LATINA DO BRASIL: construindo pontes.

Premiações recebidas PREMIO LICINHO CAMPOS DE POESIAS DE AMOR-19/07/2012; DIPLOMA PANORAMA LITERÁRIO BRASILEIRO–CBJE-2014/2015 pela qualidade literária incluída no rol das melhores de 2014 com a poesia “Minha Cor”; Certidão de Mérito Literário pela qualidade da sua obra literária publicada pela CBJE-30/05/2016; MEDALHA, COMENDA DE MERITO PELOS 25 ANOS do Jornal de Itapecuru (14/04/2017); o CERTIFICADO DE MÉRITO EDUCACIONAL concedido pela Academia Itepucurense de Ciências, Letras e Artes- AICLA.

Sócia fundadora da Associação Maranhense de Escritores Independentes-AMEI. É membro efetivo da Academia Vianense de Letras-AVL, na qual tem assento à Cadeira 17, da casa de Anica Ramos, patroneada pelo músico e compositor vianense Onofre Fernandes.

 

OBRAS DA AUTORA

Sinopse:

"Vamos Brincar

de Contar"

 

 

“Vamos Brincar de Contar”, literatura infantil conta de modo poético a reunião dos números, com a finalidade de fomentar a leitura e a escrita numérica, assim como, a representar quantidades, portanto, convido-o a viajar de modo dinâmico nessa aventura dos números sem medo, mais de modo alegre e divertido para aprender a contar, a lê e escrever números corretamente.

 

Instigar a compreensão dos leitores a lê e escrever  números como

Sinopse:

"Minha Poesia,

Minha Alma"

As poesias reunidas neste livro abordam temas diversos e comuns a todos e todas o (a)s leitor(a)s, a autora nos convida a desvendar o mundo da poesia, ou seja, ao tratar da infância, das questões sociais e ambientais, assim como, para  a leitura da obra, vale a pena e é interessante situando-nos num espaço para onde fugimos em nossos voos rasantes.

A esse saudosismo é por que não dizer, um espaço de fuga. Com uma linguagem acessível nos deparamos ainda com POESIAS que se eleva em defesa da natureza, como o poema “Meu grito de socorro” e “As garças”, poemas que denunciam sobre as tentativas de sobrevivência do lago de Viana-MA.

palavras%20que%20nao%20falei_edited.jpg

Sinopse:

"Palavras que não falei"

Livro de  poesias.

Sinopse:

"Bate-Papo dos Números"

 

Bate-papo dos números  é um livro paradidático ilustrado que foi trabalhado em sala de aula com seus alunos da 7ª série do Centro Educacional Dom Hamleto de Angelis (Viana-MA).  

 

FICHA TÉCNICA

 

 

Gênero : paradidático

Edição : 2012

Numero de páginas : 28

Dimensão:

CDU: 511.11:37

Editora: Edição de autor

Gráfica: 360º GRAUS e Editora

bottom of page