Maria Jose Lobato Rodrigues

Maria José Lobato Rodrigues é Graduada em História e Pedagogia. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atua como docente do Ensino Médio e Fundamental da disciplina História (SEMED/SEDUC). Também tem atuado no ensino superior.

Tem focado suas pesquisas em estudos na área de Educação, com ênfase em História da Educação no Maranhão, História das instituições escolares, História das mulheres e Relações de gênero.

 

Sinopse do Livro

O estudo “EDUCAÇÃO FEMININA NO RECOLHIMENTO DO MARANHÃO: o redefinir de uma instituição” é uma abordagem histórico-educacional,  que analisa como o Recolhimento de Nossa Senhora da Anunciação e Remédios, instituição maranhense de reclusão feminina, dos Períodos Colonial e Imperial, redefiniu sua função social deixando de oferecer às recolhidas apenas uma educação moral e religiosa, passando progressivamente, a partir da segunda metade do século XIX, a incorporar características de um ensino escolarizado.

Apresentamos uma síntese da trajetória da instituição ao longo dos seus 142 anos de existência, com o objetivo de identificar e analisar a conjuntura que tornou possível essa mudança. Buscamos aporte em estudos sobre a história das mulheres e das instituições educacionais, base teórica esta que, associada à pesquisa documental arquivística e a analise de conteúdo, tornou possível compreender a especificidade institucional do Recolhimento maranhense.

Entendemos que a alteração da função social do Recolhimento do Maranhão está vinculada diretamente à concepção de educação feminina, que a sociedade da época considerava como possível de ser produzida por meio do ensino escolarizado.

O papel de esposa e mãe mantém-se como destino ideal à mulher, porém, essa função deveria ser desempenhada com o amparo de uma educação escolarizada, que pudesse ser aproveitada na educação dos filhos, futuros cidadãos a serviço da Pátria.

Livraria e Espaço Cultural AMEI - São Luís Shopping: (98) 3251 3744

Presidente: (98) 9 9612 2384 (WhatsApp)

1ª Secretária: (98) 9 8283 2560 (WhatsApp)

Email: amei.osfl@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

© 2020 AMEI.