Maria Regina Cabral
“VOCÊ É TÃO… LIVRO” ENTÃO, UMA LIVRARIA É ENCONTRO DE MUITOS VOCÊ.
Desde criança parte do meu tempo é literatura: lida, vivida, assistida, produzida.
Não sei bem o porquê. Mas é assim.
Dentro de mim tem sempre um novo enredo, basta que abra os olhos e mire algum lugar, alguma coisa.
Quando era criança, na minha cidade Pinheiro, passava horas de olhos fechados, antes de dormir, construindo enredos, pensando roteiros para histórias que queria viver. Ia mentalmente para dentro da quitanda de meu pai e a transformava, coloria, sortia prateleira a prateleira.
Ao passar por uma rua pensava em como transformá-la. Em uma comunidade que visitava, imaginava tudo que achava ser importante para as pessoas viverem felizes e que deveria ali existir.
Com o tempo, os enredos deixaram de ser literários, fictícios e passaram a ser filosóficos e científicos.
O amor pelas letras foi partilhado por outro, o da construção de um mundo melhor.
Assim, apesar de amar a literatura, parte grande do meu tempo passou a ser dedicado à escrita ou à revisão de outros tipos de textos: projetos, relatórios, avaliações, programas, teses, sistematizações de metodologias, artigos científicos, textos didáticos, notícias. Reviso ou produzo umas dez páginas por dia, em média, nos últimos 25 anos. Quando paro, não consigo escrever mais nada e parto, então, para assistir filmes ou para a leitura de romances, crônicas, contos, poesias...
CONSCIÊNCIA DÓI E A DOR NOS TIRA DO LUGAR CONFORTÁVEL
E é por isso que mesmo amando a literatura, meu maior tempo é usado para escrever textos didáticos e científicos.
Gosto de pensar o Maranhão. E é nele que está minha inspiração.
LIVROS
Já escrevi vários livros didáticos para Educação de jovens e Adultos e inúmeros artigos científicos.
Publiquei livros de pesquisas que coordenei.
Edito a Revista Eletrônica Pedagogia Cotidiano Ressignificado - https://rpcr.com.br/.
Escrevo sobre educação maranhense no blog Ad-Mirar a Educação Maranhense - https://admirareducacaomaranhense.wordpress.com/
Escrevo sobre filantropia comunitária no blog - https://fundacoesefundoscomunitarios.wordpress.com/
OBRAS DA AUTORA:
Sinopse:
"O SILÊNCIO QUE
NÃO É CALADO"
O silencio que não é calado é um livro de poesias sobre liberdade, consciência, amor e paz. .
Tenho a mania de parar e olhar durante muito tempo para um ponto qualquer e assim ficar até despertar-me. A maioria dos textos saiu desses momentos de despertamento enquanto vivia e fazia meu doutorado em três cidades: São Paulo, Sevilha e São Luis.
Os versos e prosas que o compõem são parte do meu pensamento, dos momentos em que parava de escrever minha tese para pensar na vida. Todos os textos foram inicialmente publicados no Facebook no momento (2009) em que a guerra política iniciava na internet (blogosfera). E eu estava ali, vendo esse outro mundo paralelo, situado nas nuvens.
Novos poemas continuam sendo publicados nessa plataforma, para novas edições do livro, pois mesmo sendo discreta e preferir o silêncio, minha voz, como a de todos os cidadãos do mundo, precisa ecoar.