Rafaela Rocha
Rafaela Rocha – pseudônimo RCTR (Escritora, poeta, compositora, professora, estudante de jornalismo e palestrante na área da Literatura). Natural de São Luís do Maranhão, nascida a 6 de março de 1983. Filha de Maria Raimunda Rocha e Ibraim José Ribeiro. Autodidata, entendeu-se como escritora e poeta desde os dez anos de idade. Aos 12, cria seu pseudônimo “RCTR” e passa a escrever letras de música (tornando-se uma exímia compositora, também).
Estudante oriunda do Colégio Dom Bosco do Maranhão (Centro), foi lá que descobriu que tinha o dom e o talento para a escrita com a professora de Literatura/ Redação Tânia Sardinha. Aos 22 anos de idade, decidiu cursar a Faculdade de Letras na Faculdade Fama, onde conheceu um de seus mentores na escrita: o professor, escritor e membro da Academia Maranhense de Letras, José Neres que lhe convidava sempre a participar de eventos poéticos na Faculdade. Decidida então, a incursionar pelo meio literário, conhece seus outros dois mentores: os poetas Paulo Melo Sousa e Luís Augusto Cassas.
Motivada e incentivada por uma amiga da Faculdade, a também escritora e poeta Paula Nicolino de Freitas (Paula Nicor) cria o Blog “caseiro”: As Poetizas brincando com as Palavras, onde postava diariamente suas poesias e composições musicais, o que lhe rendeu maior visibilidade no cenário poético maranhense. Então, ao participar de um encontro chamado “Papoético”, promovido pelo poeta, jornalista e pesquisador Paulo Melo Sousa, a poeta iniciante encontrou-se com a cantora, produtora cultural e poeta Ângela Gullar que a convidou para participar do seu projeto “Muitas Vozes”. Foi a primeira vez então que a escritora declamou seus poemas ao vivo ao público maranhense. Logo em seguida, foi convidada a participar do “Sarau Poético e musical em comemoração ao 400 anos de São Luís”, que reuniu cerca de 40 artistas no Centro Odylo Costa Filho.
Em 2013, o renomado Professor e escritor José Neres publica em seu Folhetim, um periódico chamado “ILHA VIRTUAL,” um dos poemas mais importantes da escritora, intitulado A São Luís de Hoje... E ainda em 2013, decidida a aprender e a reter mais conhecimento para melhorar sua escrita, aos 29 anos de idade, a poeta volta a estudar agora o curso de Jornalismo na Faculdade Estácio de São Luís. Em 2014, conhecendo na rua, o escritor e poeta Marcelino Freire do Recife, na época da Feira do Livro (8 Felis) e mesmo sem ter nenhum livro publicado, o mesmo a convida a participar do seu projeto “Quebras”, ao lado de renomados escritores maranhenses como: “Bruno Azevedo e Laisa Couto”.
Passando também pela primeira vez pela experiência de conversar e bater um papo com adolescentes de uma escola estadual do Maranhão. Ainda em 2014, a escritora intercambiou a vinda da escritora, poeta e professora carioca Cristina Biscaia, sua amiga e mestra na 8 Feira do Livro de São Luís (8 Felis 2014).
Em 2015, foi convidada a participar da recepção de calouros promovida pela Faculdade Estácio de São Luís, onde recitou e declamou a poesia: O Que é um Sonho para Você? Em 2016, foi convidada pelo WTV Canal, um programa criado por estudantes de jornalismo da Faculdade Estácio de São Luís, cuja correspondente internacional é a cantora maranhense Anna Torres a dar sua primeira entrevista falando do seu ofício como escritora e poeta maranhense e falando dos futuros planos de publicação de seus dois livros: um de poemas/poesias intitulado Visão de Mundo (poemas, crônicas, contos e letras de música sobre o cotidiano) e o seu primeiro romance alinear, memorialista e psicologizante baseado em diálogos de um casal chamado Rafael e Marina: Amor Eterno, ao qual ela sempre posta alguns capítulos para degustação do público infanto – juvenil em sua página pessoal do Facebook.
Ainda em 2016, teve a honra e a oportunidade de participar como palestrante na X Feira do Livro de São Luís através da AMEI (Associação maranhense de Escritores Independentes), da qual faz parte.