
Raimunda Frazão

Raimunda Pinheiro de Souza Frazão nasceu em Campo de Pombinhas - Cantanhede MA. No dia da Poesia, 14 de março de 1951. Filha de Crispim Souza e Idalina Pinheiro Souza. Técnica em Edificações pela Escola Técnica Federal do Maranhão. Graduada em Teatro pela UFMA com Registro de Atriz no Ministério do Trabalho.
Escritora, Artista Plástica com 6 prêmios em fotografia, sendo 4 deles em primeiro lugar. Com mais de trinta publicações entre livros e cordéis. Tem dois primeiros lugares com os cordéis: João do Vale em Cordel em São Luís e História do Náutico em Cordel em Fortaleza.
Com a poesia Maria de Sempre ganho primeiro lugar em um concurso da Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na COHAB São Luis. Com o Conto aventuras de um Cachorro Viajante foi classificada para participar do livro 500 Outonos de Prosa e Verso organizado por Arnaldo Geraldo comemorando os 500 anos do Brasil.
Morou em Pirapemas aonde quando estudante da Escola Reunida Ribamar Pinheiro, com 7 anos de idade escreveu e declamou seus primeiros versos. Mirou em São Mateus do Maranhão aonde Estudou no Ginásio Bandeirante.
De lá veio para São Luís já classificada para a Escola Técnica Federal. Trabalhou 26 anos nos Correios, escreveu na Época poesias para todos os eventos da Empresa. Mora desde 1992 em São José dos Indios - São José de Ribamar. Com o esposo fotógrafo Mobi (falecido em 2007),fundaram um trabalho comunitário MOVERSARTE - Movimento Ecológico Regional de Saúde com Arte. Onde era Secretaria. A ONG foi extinto em Junho de 2011, quando o prédio com todos os bens foram doados para a Prefeitura de Ribamar.
Atualmente faz trabalho voluntário, declamando poesias em Escolas, hospitais, Praças, Bibliotecas etc.
Já declamou suas poesias em muitas cidades do Maranhão, em todos os Estados do Brasil, em Brasília. Já declamou em vários países. Em setembro de 2019 participou e Luanda - Angola - África da Bienal de de Luanda pela Cultura da Paz. Onde a poesia Grito por Paz do Livro Lugares e Momentos foi muito solicitada e aplaudida.