top of page

Raimundo Mota

_DDSC0854.jpg

O escritor Filósofo e Livre Pensador Raimundo Teixeira Mota Neto nasceu em São Luís MA, onde reside atualmente, no dia 17 de janeiro de 1960. Ele é o mais velho de três irmãos. Raimundo Mota formou-se em Direito pela UFMA, em julho de 1983. Depois cursou uma pós-graduação em Filosofia Política pela Unicamp. Pós graduou-se lato senso em Ética e Filosofia Política pela Unyleya. Durante sua carreira como profissional do ensino superior, lecionou disciplinas como Filosofia do Direito e Introdução ao Estudo do Direito. Em outra etapa da sua vida, atuou como Auditor Fiscal da Receita do Maranhão. Raimundo Mota afirma que dedicou-se a escrever em atendimento a uma necessidade interior. Ele acredita que poderá estimular a curiosidade das pessoas, instigando-as a compreender a dinâmica da Filosofia Política moderna, desde a lógica do poder em Maquiavel até os dias atuais. Ele tem buscado evidenciar ou demonstrar que as ideias dispostas há séculos passados ainda permanecem viventes na contemporaneidade.

OBRAS DO AUTOR

Captura de tela 2023-07-25 121344.png

"Novos caminhos - da escuridão ao impulso do bom senso

Em início de carreira no ramo jurídico, Joaquim se compromete em exercer uma tarefa em socorro ao seu colega de trabalho, Pedro. Após uma noite de farra, um erro aparentemente imperdoável é cometido, fato que coloca Pedro em situação desagradável diante do chefe. Consequentemente, Joaquim recebe o tratamento gélido do resto da equipe que, compadecida com o martírio de Pedro, passa a apoiá-lo. A irresponsabilidade de Joaquim martela em sua mente, culpando-o a cada segundo, pela punição que Pedro recebera. Dessa forma, sem mais aguentar o clima pesado que se instala no ambiente de trabalho, decide mudar de estado, residindo, então, na Cidade Maravilhosa, onde conhece pessoas que o farão refletir e transformar sua existência. E quando tudo parece entrar nos eixos, eis que Joaquim se depara com uma decisão importante a ser tomada.

 

Qual será sua escolha? Deixará tudo que conquistou para trás, ou seguirá o novo rumo que o destino lhe apresentou?

 

Adentre nesse enredo misterioso, reflexivo e, de certa forma, mágico, e descubra que, em certos momentos, “viver é melhor do que sonhar”.  

OPASSAGEIRODOTRANSE.jpg

"O Passageiro do Transe" - 3ª edição 

O Passageiro do Transe é uma coletânea de crônicas que revela, com estilo profundo, passagens vividas pelo autor. Essa obra é uma associação de ficção e realismo que leva o leitor a voltar seu olhar para dentro de si, não com censura ou premiação, mas para, acertadamente, crer que vida é um aprendizado que deve render frutos perceptíveis. E, ao final, como não poderia deixar de ser, encontramos a feliz conclusão: viver é conviver, viver é participar.

alogicadopoderraimundo.png

A lógica do poder em Maquiavel - O poder segundo a ordem de suas razões

Os contornos que delimitam os principais amparos acerca da filosofia maquiavélica estão presentes de forma aprofundada neste livro. Você, leitor, vai se deleitar com escritos que o levarão a patamares muito superiores ao tradicional no tocante à melhor compreensão deste entroncamento ético entre as políticas que deveriam ser feitas e as que são feitas de fato. Você vai se surpreender com a força acadêmica deste livro, uma vez ele tem forte referencial bibliográfico, o que ajuda a dar mais credibilidade ainda à esta obra bem-construída, bem-planejada e, sobretudo, bem-executada, porque nos ajuda claramente na compreensão de qual é a Lógica do Poder em Maquiavel.

 

filosofiapoliticaraimundo.png

Filosofia política - Ensaios

Didática! Esse seria o adjetivo escolhido caso fosse solicitado classificar a obra "Filosofia Política" com apenas uma palavra. Ainda que não tenha sido intenção do autor escrever um livro para ser usado em escolas e faculdades de Filosofia (ou de Ciências Políticas), o tom professoral de cada texto demonstra o domínio pleno do cientista político, que conduz o leitor à constante reflexão.

A Filosofia se caracteriza por seu viés conceitual, mas engana-se quem a imagina distante da vida das pessoas. Já a Política é a arte de facilitar a convivência em sociedade. E é esse aspecto do cotidiano que une as duas ciências, ainda que tão dispares em suas essências. Uni-las numa mesma abordagem, buscando as semelhanças e as interdependências é para poucos, e o experiente escritor Raimundo Mota o faz com a mestria de quem consegue transitar em ambos os ambientes científicos.

Além disso, é mister frisar outro aspecto que torna a leitura prazerosa: a fluidez textual. Com a habilidade de grandes mestres da pena, o autor conduz o leitor por estruturas bem-articuladas, sempre cuidadoso com a precisão vocabular, porém sem adentrar no pedantismo lexical. Leitura prazerosa para quem gosta de Política, instigante para quem gosta de Filosofia - ideal para seres pensantes.

 

etica&politicaraimundo.png

Ética & Política Contemporânea - A tecnologia é uma ameaça à humanidade?

Desde o alvorecer da filosofia na Grécia clássica, as preocupações com política têm se apresentado prementes para a compreensão do mundo e das relações interpessoais na sociedade. Na ampla e complexa malha de interferência recíproca entre os sujeitos de ação no tecido social ,dão-se as vivências de construção da individualidade e das emoções por satisfação ou frustração, todas elas presentes no longo do extenso desenrolar da história. A partir dessas considerações, o autor, com estilo sóbrio e elegante, formulou sua pauta de reflexões - profundas e provocadoras - acerca de temas da política na atualidade. Aqui o leitor é conduzido a com ele partilhar de indagações semelhantes, sobretudo aquele desconcertante auto-questionamento sobre qual seria a responsabilidade de cada um no cenário político do mundo atual.

 

filosofiadodireitoraimundo.png

Filosofia do direito: um ensaio sobre a teoria política de Jean-Jacques-Rousseau 

Objetivo e imersivo, Raimundo Mota aborda a teoria política de Jean Jacques-Rousseau com um texto técnico e sem juízo de valor, enfatizando a vertente iluminista da qual Rousseau fazia parte. O autor traça uma linha direta, indo ao cerne de cada questão que expõe, e sem deixar de esmiuçar o conteúdo mesmo que a partir de uma linguagem objetiva.

 

bottom of page