Ricardo Leão

Ricardo Leão é o nome literário de Ricardo André Ferreira Martins. Nasceu em São Luís do Maranhão, aos 2 de março de 1971. Desde jovem, manifestou intenso e profundo interesse pela literatura.

 

Participou ativamente da vida literária maranhense da década de 90 do século passado, sobretudo em grupos literários, como o Poeme-Se, Curare e Carranca, respectivamente, publicando antologias, organizando eventos, agitando com outros pares a cena cultura de sua terra natal.

 

Foi premiado em vários concursos e prêmios literários, entre os quais se destacam o Festival Maranhense de Poesia Falada (Menção Honrosa, 1997), Prêmio SESC de Poesia (1996), Prêmio Xerox de Poesia (2000), Prêmio Literário “Gonçalves Dias” (primeiro lugar na categoria Poesia e em segundo na categoria Engenho e Arte, 2007), este último em sua primeira e única edição.

 

Em 2012, foi o vencedor do Prêmio de Ensaio e Crítica Literária da Academia Brasileira de Letras, com o livro Os atenienses: a invenção do cânone nacional, resultado de tese de doutorado. Atuou em vários grupos literários e artísticos de São Paulo, fundando em Rio Claro (2008) o Grupo Auê de Cultura e Artes, em parceria com escritores e artistas locais.

É licenciado em Letras Português/Francês pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA, 1997), mestre em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP, 2000), doutor em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2009). Foi bolsista (mestrado e doutorado) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Desenvolveu estágio de Pós-doutorado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), como bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atuou como docente em diversas instituições de ensino superior em São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Atualmente é Professor Adjunto do Colegiado de Letras da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Jacarezinho.

Ao longo de sua carreira literária e acadêmica, publicou os seguintes livros:

 

  1. Poesia

 

Simetria do parto (2000, Editorial Cone Sul, SP);

Primeira lição de física (2009, SECMA);

No meio da tarde lenta (2012, Paco Editorial, SP);

A plumagem do silêncio (2015, Paco Editorial, SP);

 

  1. Prosa

 

Os dentes alvos de Radamés (2009, SECAM, 1a. edição; 2016; Benfazeja, 2ª. edição).

 

  1. Ensaio

 

Tradição e ruptura: a lírica moderna de Nauro Machado (2002, SECMA);

Os atenienses e a invenção do cânone nacional (2012, Ética, 1ª. edição; 2013, Geia, 2ª. edição).

 

Além de seus livros autorais, é autor de diversos artigos em periódicos acadêmicos, capítulos de livro em obras organizadas, com pesquisas voltadas para os estudos literários em geral, filosofia, história cultural, estudos culturais, entre outros temas relevantes. 

Livraria e Espaço Cultural AMEI - São Luís Shopping: (98) 3251 3744

Presidente: (98) 9 9612 2384 (WhatsApp)

1ª Secretária: (98) 9 8283 2560 (WhatsApp)

Email: amei.osfl@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

© 2017 AMEI.