Rodrigo C. Pereira

Nasceu em São Luís/MA, 1978. Poeta e escritor. Em 2012, venceu o I Festival de Poesia do Papoético – Prêmio Maranhão Sobrinho.

Publicou, pela editora In Quatro, de Portugal, o livro de contos As portas fugazes, cuja primeira versão ficou em 2º lugar no XXVII Concurso Literário e Artístico Cidade de São Luís. 

O mendigo Iohanan, ficção que pode ser lida tanto como uma novela de 22 capítulos quanto como um livro de 22 contos, foi lançado, em 2020, pela editora O Grifo. É professor com mestrado em Teoria e História Literária pela Unicamp. 

OBRAS DO AUTOR

Veja este livro como um conjunto de 22 contos ou como uma novela de 22 capítulos; seja como for, Iohanan, o mendigo, apresentará situações e interlocutores inusitados: um historiador que transforma memórias em pássaros, um escritor que vê sua realidade invadida pelos personagens que cria, um velho bêbado que acredita ser a reencarnação de Goethe ... e muito mais. Publicado pela editora "O Grifo", este é um livro a um tempo melancólico, hilário, terno e cheio de magia.

" As portas fugazes"

 

 

Mas o universo tem mesmo sentido? A experiência humana mais elementar revela que sim. Nem que sejam aqueles raros instantes de sentido, verdadeiros lapsos fortuitos de felicidade passageira: um sonho de criança (talvez Ana do conto Ana e o Lobo) ou uma tarde azul de domingo, passeio de família com pipocas, algodão doce e roda-gigante no parque.

São esses fugitivos momentos de felicidade que nos dão um rápido vislumbre de sentido. Será que a eternidade é o suceder ad infinitum de momentos como este? Será que a eternidade é uma espécie de orgasmo perpétuo (talvez o sonho do Lobo do mesmo conto)? Não sabemos.

Apenas temos nesta vida experiências provisórias do que quer que seja a eternidade: uma porta para ela se abre e nos deixa entrever o que há do lado de lá, mas rapidamente se fecha na nossa cara. O prazer da literatura também faz parte desses raros instantes. A literatura é ela mesma uma porta fugaz."

in Prefácio a As Portas Fugazes ( F.O. de Araújo

Livraria e Espaço Cultural AMEI - São Luís Shopping: (98) 3251 3744

Presidente: (98) 9 9612 2384 (WhatsApp)

1ª Secretária: (98) 9 8283 2560 (WhatsApp)

Email: amei.osfl@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

© 2020 AMEI.