Antonio Melo
Escritor
Sócio desde: 25 de setembro de 2016
BIOGRAFIA
Antonio do Espírito Santo Melo nasceu em Palmeirândia, registrado em São Bento – Maranhão em, 14 de novembro de 1945.
Filho de Ângelo Pereira Mello, marceneiro entalhador, escultor e músico e de Maria Raimunda Lobato Mello, artesã (ambos falecidos).
Antonio é autodidata, Marceneiro aposentado, Técnico em Eletrônica – Rádio e Televisão pela instituição Occidental Schools de São Paulo – SP – Brasil. Cursou Desenho Artístico no Instituto Padre Réus em Santa Cruz do Sul – RS, em 15 de maio de 2009 e fez uma etapa do Curso Profissional de Solda Elétrica na antiga Escola Técnica do Maranhão.
Estudou o antigo primário na Escola Benedito Leite e primeiro ano ginasial no Liceu Maranhense. Em 2008, concluiu o Ensino Médio no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) em São Luís – Maranhão.
Membro Fundador da cadeira 12, patrono Vitor Lobato - da Academia Luminense de Paço do Lumiar, (ALPL) fundada em 09 de maio de 2012. Filiada a Federação das Academias de Letras do Maranhão. Idealizador e Fundador, Vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Paço do Lumiar (IHGPL).
Membro Fundador Associação Maranhense dos Escritores Independentes (AMEI) e Membro Fundador da Associação Maranhense dos Artistas Plástico (AMAP) – 25 de setembro de 2016. Membro Efetivo da Sociedade Latina de Cultura do Maranhão, (SLCMA).
Participou de várias exposições individuais e coletivas. Vencedor de vários concursos nacionais e locais. Primeiro lugar no Júri Técnico no Concurso do Palacete Gentil Braga na categoria de presépios, em 2008 – (UFMA).
Em 2009 venceu o concurso de presépios, classificado em segundo lugar pelo Júri Técnico e em primeiro lugar pelo Júri Popular, no Gentil Braga (UFMA). Em 11 de novembro de 2009 recebeu o prêmio, em primeiro lugar no concurso JUÇARARTE na Galeria “Zaque Pedro”, promovido pela Fundação Municipal de Cultura de São Luís – MA.
Primeiro lugar no Concurso de Arte Consciente com o tema “Sons do Brasil”. Concurso promovido pela Mega Artesanal 2009 WR São Paulo, em nível nacional, com a obra o “VIOLEIRO”. A referida peça ficou vários dias exposta na exposição em New York, na International Gift Fair (NYIGF), entre 15 a 20 de agosto de 2009.
Em 2014 participou do V Salão de Artes de São Luís e foi selecionado com a obra “Espelho Urbano”. Em 30 de junho de 2015 ganhou em terceiro lugar na Exposição do (MHAM) no Salão de Artes Visuais “São Luís Marinhas” na categoria Artesanato Náutico – 150 Anos da Batalha Naval do Riachuelo, São Luís – MA.
Participou do concurso “Promoção Conte sua história”, com o conto “O Café do Aníbal”, história selecionada entre as mais originais, prêmio concedido pela Promoção do Café Viana na cidade de Imperatriz – Maranhão. Participação no Livro Conteúdo Programático das Ações do SCFV - 2013 – Paço do Lumiar - Lançado no dia 09 de 2013 pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social no Convento da Purificação – sobre materiais recicláveis.