top of page

 Vilton Soares 

Recifense de nascimento e ludovicense de coração, Vilton Soares vive a capital maranhense como professor de Português e Francês. Apaixonado por línguas e literaturas, lidera um grupo de pesquisa intitulado "Ensino-aprendizagem de línguas e literaturas nos Institutos Federais - Eallif IFMA/CNPq" com o objetivo de melhor integrar os componentes curriculares de humanidades na formação técnica e tecnológica. 

 

Sua paixão pela profissão está manifesta nas suas publicações.  Em 2016 publica a obra Olhares Cruzados: O Centro Histórico de São Luís, em 2017 colabora nas obras O Programa Ciência sem Fronteiras em avaliação (Editora Pontes) e em O FOS e o FOU no Nordeste do Brasil: Quais expectativas? (Editora UFPE) e, atualmente, prepara um livro sobre a Perspectiva Dialógica no ensino-aprendizagem de línguas para 2021. Lança-se na escrita de contos e crônicas  ...  

 

É doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC SP, 2019) e interessa-se por temas ligados às línguas-culturas (português e francês, particularmente), às relações Sul-Sul, às literaturas de expressão portuguesa e francesa, dentre outros. 

 

OBRAS DO AUTOR

 

 

Sinopse:

"A obra Olhares Cruzados:

O Centro Histórico de São Luís"

A obra Olhares Cruzados: O Centro Histórico de São Luís tem como objeto de pesquisa a percepção desse Patrimônio Histórico da Humanidade (UNESCO, 1997) por moradores, turistas e gestores. O uso de mapas mentais como ferramenta de pesquisa científica e a cobertura patrimonial da arquitetura histórica são pontos fortes da obra. Um convite à reflexão de caminhos metodológicos capazes de dar conta de leituras que valorizem a complexa tessitura da paisagem.

 

Crônicas do autor

82b8b95a5520b2c3916370bef37269fe.jpg

 

 

"jenipapo"

Por Vilton Soares


É assim com nossa memória. Numa dentada ela se assanha e fica lá espalhada. Aí vem o desafio de fiá-las e confiar-se nas lembranças ... e escrevê-las.

De um tempo para cá venho pensando que revisitar e ressignificar o passado é a melhor maneira de subvertê-lo, para mantê-lo vivo ... Pois foi assim hoje de manhã ...

bottom of page