top of page
aldenora_edited.jpg

Aldenora Resende

Aldenora Resende dos Santos Neta

Professora e pesquisadora das infâncias, escreve poesias, contos e livros de literatura infantil. Pedagoga pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Tem experiência na Formação de Professores da Educação Infantil, na Docência da Educação Infantil e no Ensino Superior. Professora Substituta do Departamento de Educação I da UFMA, Formadora da ONG Avante (Educação e Mobilização Social) e Professora da Educação Infantil da rede municipal de São Luís/MA.

OBRAS DA AUTORA

azulejo
quem-vaiganhar-amacinha-maior-aldenora-r

“Quem vai ganhar a

massinha maior?”

Este é um LIVRO INFORMATIVO que nasceu do diálogo e da escuta aberta gerados pela pergunta de uma criança, pela curiosidade de investigação e pelo desejo de levar outras perguntas para as crianças e, principalmente, da ideia de promover a reflexão crítica desde a mais tenra idade sobre a história de luta pela igualdade de direitos, além do propósito em combater relações abusivas, hierarquias de gênero, violências, injustiças da cultura machista ainda tão naturalizada e reproduzida nas diferentes gerações.

Nesse sentido, o livro informativo buscou refletir aspectos da história, das relações sociais e de como as coisas não foram se modificando naturalmente, mas, sim, através de muitas reivindicações e lutas dos movimentos sociais e das mulheres.  

Portanto, a autora utilizou-se de uma história narrativa, com uma linguagem lúdica, acessível e adequada para o público leitor de todas as idades, além de imagens ilustrativas e ricas (feitas por Ricardo Pontes) e elementos paratextuais (informações, curiosidades e referências sobre o assunto), para tornar compreensível e informar, com clareza, questões de gênero e a luta pelos direitos das mulheres.

Por fim, é importante destacar que o livro foi resultado, também, de uma pesquisa produzida no período em que autora estudava no curso de extensão: “Gênero e Sexualidade na Escola – GSE”, desenvolvido pela UFMA, em 2015. 

bottom of page