Antonio  Melo

Antonio do Espírito Santo (Lobato) Melo, Pseudônimo Lobato Mello membro fundador da Academia Luminense de Paço do Lumíar, fundada em 09 de maio de 2012 e filiada na Federação das Academias de Letras do Maranhão. Idealizador e Vice-presidente do Instituto e Histórico e Geográfico do Paço do Lumiar, fundado em 29 de outubro de 2016. Sócio aposentado da SINDCONSTRUCIVIL-MA - Sindicato dos trabalhadores na Construção Civil, Construção Pesada, Mobiliário, Artefatos de Cimento Obras de Arte, Instalações Elétricas, Montagens Indústria e Engenharia Construtivas dos Municípios. Além de escritor faz parte da área artística como Instrutor de arte com material reciclado, artesão e escultor. Gosta de escrever e assim registra o que vem a mente ou que por momentos aflora o pensamento.

 Seus pais eram do ambiente artístico, Ângelo Pereira Mello pai de Antonio era artesão, escultor e musico. Maria Raimunda Lobato Mello (Mundoca Lobato) sua mãe professora leiga, artesã, escrevia poesias, e gostava de fazer representações teatrais na comunidade em que morava. Dos ancestrais de sua genitora é o item que tem a ver com a literatura, pois seu avô era Professor e filólogo Joaquim Clementino Lobato, filho de Atauhalpa Franklin Lobato irmão do romancista João Clímaco Lobato. Hoje Antonio tenta resgatar por meios de intensas pesquisas as dezenas e talvez por não pensar em centenas de contos, romances e peças teatrais que se perderam ao longo do tempo, algumas ainda felizmente foram resgatadas incompletas e outras publicadas.

Talvez seja um desabafo, mais que sirva de alerta para outras pessoas que escrevem e talvez tenham parentes importantes nas letras não fiquem alheias as suas origens. Antonio já participou de vários eventos; Salões de arte, exposições com obras de materiais reciclados e a segunda Mostra Estadual de Literatura e lançou três livros pela feira do livro de São Luís – FELIS – FLAEMA – AMEI -Contos e Histórias de Melo II 2012 - O Bicho do “Zoolhão” e As Proezas do Filho do Pescador - 2013 (infantil) e em 2010 um livro comédia “Cozinhando osso” e outros estão em seguimento.

CONTOS E HISTORIAS DE MELO

Gênero Literário – Contos e Histórias

Edição – 2012 – Dimensões 21 cm X 15 cm

Páginas 90

Gráfica e Editora – Colorgraf (editado pelo autor)

Registro nº 454.201 – Livro – 853 – Folhas 361

Enquanto coligia elementos para o meu primeiro livro registrado pela Biblioteca Nacional e posteriormente lançado pela 7° FELIS, foi percorrido um enorme caminho para conseguir coletar passagens e descrições de casos e relatos extraordinários que coincidiram na conclusão dessa pequena obra. Já tinha algumas historias na mente, fruto de uma intensa vivência nas periferias do bairro que morava e fora as histórias contadas pelos meus avôs. Nesse livro por vezes sou o personagem e o protagonista ao mesmo tempo em outras ocasiões apenas o narrador que mistura realidade com o imaginário que é marcado pela esperteza, avareza e falta de amor, representando a dura realidade do cotidiano e de indivíduos que querem levar vantagem em tudo e terminam se dando mal. 

CONTOS E HISTÓRIA DE MELO – O BICHO DO “ZOOLHÃO”

Gênero Literário – Contos e Historias

Edição – 2012 – Dimensões – 21 cm X 15 cm

Páginas - 47

Gráfica –

Registro n° 560.149 – Livro - 1.068 – Folha - 173

 

Neste livro continuo descrevendo fatos relacionados ao repertorio popular dos contadores de historias da zona rural e de bairros da nossa querida São Luís.

Historias fictícias, exageradas e engraçadas, todo no contexto do passado e do atual.

 

AS PROEZAS DO FILHO DO PESCADOR

Gênero Literário - Infantil

Edição – 2013 – Dimensões – 21 cm X 15 cm

Paginas – 35

Registro nº 60.628 – Livro - 1.162 – Folhas – 361

 

Baseada em contos de fadas onde o príncipe sempre é o herói, mas aqui a historia é diferente, quem é o grande personagem da historia é um simples filho de pescador. Enfrentando todo tipo de peripécias ele vai provar sua honestidade perante o rei e casar com a princesa, ajudado por personagens fictícios.

A FACE INSPIRADORA DA POESIA

Gênero Literário - Poesias, crônicas e contos.

Edição – 2015 – Dimensões 21 cm X 15 cm –

Páginas – 120  

Registro Nº 672.677 – Livro Nº 1.296 – Folha N° 444

Gráfica e Editora – Colorgraf (editado pelo autor)

Números de livros para comercializar – 15 exemplares

Nesse novo livro escrevo algumas poesias num total de 41, que falam de amor, desilusão, amarguras, medo e solidão. Elas, as poesias são retiradas de um conflito de pensamentos e opiniões do próprio autor que tenta passar ao leitor através da escrita o áspero estudo da triste realidade humana, poesias talvez modernas ou mesmo uma mistura do antigo com o atual. As crônicas reunidas, por outro lado tem a virtude de olhar o lado bom da vida polindo as dificuldades do habitual do momento e retirando as coisas ruís da vida. Já os contos que são todos resumidos devidos o custo exorbitante do valor de um exemplar para os pequenos e novos escritores. Mas assim mesmo a obra traz histórias engraçadas, complicadas de vingança e outras chegando ao extremo da crueldade onde tudo é decorrido no cenário interiorano de uma simples vila.     

COZINHANDO OSSO

Gênero Literário – Comedia

Edição – 2016

Dimensões – 21 cm X 15 cm

Páginas – 13

Gráfica Reviver (editado pelo autor)

Números de livro para comercializar – 10 exemplares

 

Uma simples representação do que é o dia a dia de um golpista. Sujeito aproveitador da ingenuidade das pessoas para adquirir de modo ilícito algum patrimônio par si. Por outro lado vemos que a ganância e a curiosidade faz com que essas pessoas caiam no famoso golpe do “Vigário”.

Livraria e Espaço Cultural AMEI - São Luís Shopping: (98) 3251 3744

Presidente: (98) 9 9612 2384 (WhatsApp)

1ª Secretária: (98) 9 8283 2560 (WhatsApp)

Email: amei.osfl@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

© 2020 AMEI.