Márcia Montenegro

Márcia Montenegro é escritora, contadora de histórias, assessora jurídica, coralista, bailarina e mãe de Arthur, Davi e Pedro. Como professora universitária, ministrou diversas disciplinas de Direito Público em sede de graduação e pós-graduação. Por fim, encontrou nas artes o seu jardim secreto.

Autora do romance “A Rosa Silvestre”, publicado na Bienal do Rio de Janeiro em 2017 (terceira edição com lançamento agendado para o segundo semestre de 2020)  e das obras infantojuvenis “O valor de cada um” e “Pitoco”, este último em parceria com a psicopedagoga Priscila Trindade, Márcia Montenegro é autora convidada da 22a edição da Feira Europeia de Literatura Infantojuvenil de Saarbrücken, na Alemanha, com as obras “O valor de cada um” e “Pitoco” (livro bilíngue Português/Inglês), como representantes da Literatura de língua portuguesa na América Latina para jovens e crianças.

Site: marciamontenegroescritora.com

OBRAS DA AUTORA:

Sinopse:

"Pitoco"

Sem Wi-Fi e perdido no meio da floresta, Pitoco não pode contar com a tecnologia do “copiar” e “colar”. Como nunca se preocupou em adquirir habilidades cognitivo-emocionais que o ajudassem a lidar com as adversidades da vida (ou mesmo a encontrar o caminho de volta para casa), só o que lhe resta é contar com a ajuda da coruja e da formiguinha, personagens representativas da sabedoria, empatia, bondade e gentileza.

Ao reconhecer suas próprias fragilidades, Pitoco finalmente descobre que problemas podem ser oportunidades “camufladas”, e encontra em si a força necessária para pedir ajuda e cultivar a gratidão, afinal, ser humilde é também ser corajoso.

De forma instigante, rimada e muito divertida, Pitoco faz o convite lúdico a uma reflexão: em que medida nos bastamos? Estamos ou não iludidos pela certeza da autossuficiência? Qual a importância do outro da construção dos nossos saberes?

ISBN:  978-65-80192-41-0

Sinopse:

"O valor de cada um"

A cidade da Matemática está em polvorosa! No bosque dos números, o astuto 9 tornou-se um tirano e ordenou que pintassem no pórtico da cidade três regras muito estranhas:

1ª. Os números devem viver separados;

2ª. Ter é poder;

3ª. O numeral sem unidades não pertence ao grande Sistema Numérico Decimal.

Preocupado em contar suas unidades uma a uma, o imperador distribuiu uma lista de “mil coisinhas a fazer” a todos os outros números: o curioso 2, o distraído 3, o estudioso 4, o guloso 5, o dorminhoco 6, o entediado 7 e o sempre preocupado 8. Agora, eles estão ocupados demais para pensar uns nos outros, enquanto muros são erguidos por toda parte. Somente o sábio 1 ousou desobedecer as regras do rabugento monarca e até foi visto tomando uma xícara de chá da amizade em companhia do tímido 0, muito embora este tenha sido obrigado a viver sempre à esquerda e bem distante dos outros algarismos, com um símbolo de não-pertence (ɇ) bordado em seu peito magro.

A notícia da pequena rebeldia do número 1 chegou aos ouvidos do Imperador Nove, o IX. Furioso, ele ordenou aos sinais de divisão e subtração que dividissem o número 1 ao meio e subtraíssem a sua voz, exilando-o com os pobres números fracionários.

A confusão está armada, mas tudo está prestes a mudar no reino da Matemática...

Poderão os números descobrir o verdadeiro sentido da cooperação e da tolerância? Serão capazes de criar as novas classes e ordens numéricas?

Nesta fábula, onde números são utilizados como um divertido e didático instrumento para a reflexão sobre valores e escolhas, a autora apresenta um delicioso encontro entre fantasia, ética e espiritualidade, através de uma narrativa emocionante sobre o valor de cada um, tudo para estimular o espírito crítico e despertar, de forma lúdica, o gosto pela Matemática.

Livro convidado a participar da Feira Europeia de Literatura Infantojuvenil de Saarbrücken na Alemanha, Edição 2020, como representante da Língua Portuguesa na América Latina neste seguimento literário. O valor de cada um está em processo de tradução para o alemão.

ISBN-978-85-518-1299-0

Sinopse:

"A Rosa Silvestre"

Rupert Atwood, o orgulhoso conde de Madison, e a rebelde Leonor de Hillbrook veem seus caminhos entrelaçados por uma insondável força. Sem saber quem realmente são e que um compromisso de noivado os une, travam uma luta contra o próprio destino.

Pelos séculos, suas almas procuram-se e se reconhecem através da tênue linha entre a vida e a morte, mas o inexplicável desaparecimento de Margareth, irmã de Leonor, em meio a um jogo de intrigas e cobiça, põe à prova a capacidade de amar e perdoar de ambos, num mundo em que rígidas normas sociais ditam e selam destinos.

A Rosa Silvestre nos conduz a uma mágica viagem pelo século XIV, na Inglaterra feudal, durante a dinastia Plantageneta, marcada pela chegada da peste negra, revoltas campesinas e rumores de uma guerra iminente contra a França, cenário de um amor que desafia o próprio tempo e a mortem, onde personagens reais e fictícias unem-se para contar a história de duas almas destinadas ao encontro.

Livro lançado em 2017, na Bienal do Rio de Janeiro, cuja terceira edição será lançada no segundo semestre de 2020.

ISBN 978-85-518-0000-0

Livraria e Espaço Cultural AMEI - São Luís Shopping: (98) 3251 3744

Presidente: (98) 9 9612 2384 (WhatsApp)

1ª Secretária: (98) 9 8283 2560 (WhatsApp)

Email: amei.osfl@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

© 2020 AMEI.