Nelson Chagas Melo Costa

Nelson Melo é maranhense, nasceu em Santa Rita/MA. Bacharel em Comunicação Social, atualmente é pós-graduando em Perícia Criminal.

 

Trabalha como repórter policial há quase 5 anos e possui vários artigos publicados em jornais que circulam no Maranhão, sempre sobre o tema da guerra urbana entre facções criminosas, abrangendo aspectos como gangues, sistema carcerário, violência urbana, Criminalística, Direito Penal, educação familiar e escolar, polícia comunitária etc.

É palestrante, sendo que já palestrou em instituições como Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias, Liceu Maranhense, Ufma (Campus do Bacanga), Livraria AMEI, Centro de Ensino Sagarana, Convento das Mercês e Academia de Polícia Civil do Maranhão (Acadepol). O escritor é, ainda, desenhista e revisor ortográfico de livros e trabalhos monográficos.

 SINOPSE DO LIVRO O livro “Guerra urbana – O homem vida loka”

O livro “Guerra urbana – o homem vida loka” discorre sobre o percurso das facções criminosas no Maranhão, desde o surgimento dessas organizações, ocorrido em 2013, até os dias atuais, quando houve a desintegração de algumas e a criação de outras. A obra, antes de tudo, descreve a conduta dos faccionados a partir da sensação de vida loka, que Nelson Melo conceitua como um comportamento desviante e estritamente ligado ao “asfalto”, ou seja, ao aspecto urbano. 

A obra é o resultado de uma extensa pesquisa feita pelo repórter policial Nelson Melo, que cita em vários trechos do livro algumas matérias suas concernentes ao crime organizado urbano no Maranhão. Cabe ressaltar que o livro é o segundo de uma quadrilogia que começou com “Guerra urbana – morrendo pela vida loka”, lançado em março de 2017. 

 

 

Sinopse do Livro " Guerra Urbana - Morrendo pela vida loka"

Em “Guerra Urbana – morrendo pela vida loka”, Nelson Melo observa o papel do líder nos “salves” ou comandos direcionados aos subordinados, em uma estrutura hierárquica arquetípica em todas as facções existentes no Brasil e em várias partes do planeta, como ocorre na rede Al-Qaeda e no grupo jihadista Estado Islâmico. O autor narra a trajetória do Bonde dos 40, Primeiro Comando do Maranhão (PCM), CV, Comando Organizado do Maranhão (COM) e Primeiro Comando da Capital (PCC) no território maranhense.

Livraria e Espaço Cultural AMEI - São Luís Shopping: (98) 3251 3744

Presidente: (98) 9 9612 2384 (WhatsApp)

1ª Secretária: (98) 9 8283 2560 (WhatsApp)

Email: amei.osfl@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

© 2017 AMEI.