Wanda Cristina da Cunha e Silva

Wanda Cristina da Cunha e Silva nasceu em São Luís do Maranhão, no dia 05 de junho de 1959. Filha do escritor e jornalista Carlos Cunha e da professora Plácida Jacimira Cabral da Cunha.

Estréia na Literatura Maranhense aos 12 anos de idade, com uma peça teatral, em dois atos, publicada no Jornal Pequeno, intitulada “Sociedade Moderna”. Aos dez anos já escrevia trovas mimosas, típicas de sua idade. Na adolescência escreveu várias poesias, que foram publicadas em 1981, sob o título de “Uma Cédula de Amor No Meu Salário”, livro de estréia. Formada em Comunicação Social (Jornalismo) e Letras. Em 1983, publica o seu segundo livro, desta feita de crônicas, intitulado "Engraxam-se Sorrisos”. Em 1986, publica o livro de poesias “Rede de Arame”, que traz a orelha do escritor João Felício dos Santos.

Em 1989, publica, sob um título barroco, seu “Geofagia ruminante no sótão da preamar”, um poema longo e de fôlego, através do qual canta as belezas de sua terra natal, suas história, topografia, culinária, linguística e política social, à luz de um estilo de cordelista ciosa do seu ofício. Publica, em 1993, seu livro antológico “Flor de Marias No Buquê de Costelas”, reunindo mais de 20 (vinte) autoras, todas sob o nome de Maria, que são, na verdade, heterônimos da escritora. Lança, em 2009. o CD “Vida de Ouro e Amor de Prata”, com músicas de sua autoria, em homenagem aos seus 50 anos de idade e 25 anos de casada. Publica o livro "Viagem às Ruas de São Luís" - Teatro, 2012. Seu próximo livro, "Parede tem Ouvido", literatura infantil, está previsto para 2015/16.

SINOPSE DO LIVRO "Viagem às ruas de São Luís"

 

Peça teatral em quatro atos, o livro conta a história de Joãozinho (8) e Mariazinha (7), um engraxate e uma vendedora de chiclete, duas crianças que trabalham nas ruas de São Luís. Certo dia, no Largo dos Amores, em frente da Igreja dos Remédios, no centro da cidade, elas (as crianças) encontram uma mendiga, que lhes conta a história de Aquília, uma menina de sete anos que sofria maus tratos da madrasta e que foge de casa, para encontrar nas ruas de São Luís personagens pitorescos. Por meio da história de Aquília, a autora faz um releitura de lendas maranhenses; conversa com Pai Francisco, personagem do bumba-meu-boi; cria diálogos entre as igrejas de São Luís que se reúnem para contar suas histórias. O livro faz o registro histórico de São Luís, a partir da apreciação de seus monumentos, por meio de prosopopéias, em confronto com os seus problemas socioculturais e realidades circundantes.

SINOPSE DO LIVRO "Parede tem ouvido!"

 

PAREDE TEM OUVIDO é um conto que trata do universo intimista da criança. A personagem Maria Antônia, de aproximadamente sete anos, recebe o castigo de ficar de cara pra parede. Durante o castigo, a parede passa a ser uma amiga, para a qual a menina conta suas travessuras. A obra trata dos sentimentos de perdas e ganhos de uma menina que, na concorrência de afetos com o irmão caçula, tenta chamar a atenção e ter a atenção dos pais. Em meio às suas crises de ciúme, Maria Antônia vê na avó sua única fonte de afeto. A obra traz as ilustrações em preto e branco de Juliana C P Santão, sugerindo que o pequeno leitor as pinte, de forma a desenvolver, simultaneamente, suas habilidades e competências de leitura e de pintura.

FICHA TÉCNICA

 

Gênero: Teatro

Capa e ilustrações: ROM Freire

Diagramação de Peninha

Revisão da professora Nílber Martins

Editora Azulejo, selo editorial da Associação dos Magistrados do Trabalho do Maranhão

Gráfica Gênesis

Prefácio do desembargador federal do TRT-MA, James Magno Araújo Farias, membro do Conselho Editorial da Editora Azulejo.

Orelha: Américo Azevedo Neto, jornalista, teatrólogo, organizador do Grupo Cazumbá, membro da Academia Maranhense de Letras.

Páginas: 82

Ano de Edição: 2012

Dimensões: 16 x 22

ISBN:

 

Gênero: Conto infantil

Ano de Edição: 2015/16 - EM FASE DE EDIÇÃO.

Editora Palavra é Arte. 

Livraria e Espaço Cultural AMEI - São Luís Shopping: (98) 3251 3744

Presidente: (98) 9 9612 2384 (WhatsApp)

1ª Secretária: (98) 9 8283 2560 (WhatsApp)

Email: amei.osfl@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

© 2017 AMEI.